Novos integrantes do Conselho Superior tomam posse

17. fevereiro 2012 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

Tomaram posse nesta quarta-feira, dia 15, os novos integrantes titulares do Conselho Superior do IF-SC e seus suplentes. Os conselheiros têm mandato de dois anos e representam a comunidade interna do Instituto Federal e instituições externas.

Posse CS 1A cerimônia de posse ocorreu no auditório da Reitoria do IF-SC, em Florianópolis. A reitora do Instituto Federal, Maria Clara Kaschny Schneider, deu as boas-vindas aos novos conselheiros e falou sobre a importância do conselho para a instituição. “A representatividade dos vários segmentos é fundamental para que o Conselho Superior cumpra seu papel. As decisões sempre devem ter como objetivo a eficiência, a legalidade e a satisfação do interesse público.”

Posse CS 2A professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex-secretária de Educação Superior do Ministério da Educação, Maria Paula Dallari Bucci, ministrou palestra sobre o papel dos conselhos superiores. Ela destacou que o Conselho deve priorizar as decisões que mais influenciem no dia a dia da instituição, delegando a outros órgãos a discussão sobre temas “menores. “A reunião deve se caracterizar não pela extensão da pauta, mas pelo impacto das decisões têm sobre a comunidade.”

Com 26 integrantes titulares, além de seus suplentes, essa é a maior composição do Conselho Superior do IF-SC desde sua criação. O aumento deve-se principalmente ao crescimento do total de campi do Instituto Federal, cuja representação no conselho (feita por alunos, técnicos, professores e dirigentes) corresponde a 1/3 do total de campi.

O que é o conselho

O Conselho Superior (CS) é órgão consultivo e deliberativo máximo do IF-SC, presidido pelo reitor e composto por representantes da comunidade interna (alunos, professores, servidores, diretores-gerais de campi e o reitor) e de segmentos ligados à educação profissional e tecnológica (ex-alunos, Ministério da Educação, secretaria estadual de educação, sindicatos de trabalhadores, federações da indústria e da agricultura, entre outros).

O conselho reúne-se bimestralemte e discute temas como diretrizes para políticas institucionais (de pesquisa, ensino e extensão, por exemplo), orçamento anual do IF-SC, apreciação de contas da Reitoria, eleições para reitor e diretores-gerais, planejamento anual e plano de desenvolvimento institucional, entre outros assuntos.

O mandato de um conselheiro é de dois anos, podendo ser reconduzido para mais dois. Os representantes da comunidade interna são escolhidos por eleição e, os externos, por indicação de seus segmentos.

Para saber mais sobre o Conselho Superior, leia o Estatuto do IF-SC a partir do artigo 13.

Os novos conselheiros:

Secretaria de Estado da Educação
Edna Corrêa Batistotti – titular
Rosângela Marcos Félix – suplente

Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesc)
Sérgio Luiz Gargioni – titular
César Zucco – suplente

Federação das Indústrias (Fiesc)
Antônio José Carradore – titular
Norberto Dias – suplente

Federação da Agricultura (Faesc)
Alessandra Tagliari Caetano da Silva – titular
Gisele Kraieski Knabben – suplente

Central Única dos Trabalhadores (CUT)
Anna Júlia Rodrigues – titular
Aldoir José Kraemer – suplente

Nova Central Sindical
Fabrício de Souza Albino – titular
Adauri Aduci Pereira – suplente

obs.: os representantes dos estudantes do IF-SC no conselho ainda não foram escolhidos.

Clique aqui e confira mais fotos da cerimônia.

Tags: ,