Deing adota sorteio eletrônico para cursos do IF-SC

24. fevereiro 2012 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

Em 2012, o Departamento de Ingresso do Instituto Federal de Santa Catarina (Deing/IF-SC) inovou nos sorteios para ingresso em cursos do IF-SC. Pela primeira vez, estão sendo realizados sorteios eletrônicos, por meio de uma ferramenta desenvolvida pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). O maior desses certames, com cerca de 2 mil inscritos, ocorreu na quinta, dia 23, e foi o terceiro realizado com o novo sistema. (Confira aqui o resultado)

Sorteio eletrônico para cursos do IF-SC

O sistema é simples e traz muitos ganhos em relação ao procedimento anteriormente utilizado – sorteio em papel, que demandava bastante tempo e recursos materiais e humanos. “Ganhamos principalmente em agilidade e segurança”, destaca o chefe do Departamento de Ingresso, Albertinho Della Giustina. O sorteio do dia 23, que envolveu cursos livres, Proeja e de qualificação profissional de quatro editais, durou aproximadamente 5 minutos e foi realizado no auditório da Reitoria.

O software foi desenvolvido no IFB e é utilizado pelo instituto brasiliense para sorteios de ingresso em seus cursos, inclusive técnicos. “Isso nos dá a segurança sobre a validade do sistema”, ressalta André Soares Alves, servidor do Deing/IF-SC. No sistema, cada candidato recebe um número de 1 até o total de inscritos no sorteio (se forem 1.000 inscritos, por exemplo, o último número é o 1.000), que é divulgado previamente pelo Deing no site www.ingresso.ifsc.edu.br. O software sorteia todos os números aleatoriamente, gerando uma lista em ordem do 1º até o total de inscritos.

Sorteio Eletrônico para Cursos do IF-SC

A cada sorteio, é gerada uma sequência de 13 números chamada “semente”, que serve para fins de auditoria. “Existe outro software para auditoria do sorteio. Qualquer pessoa pode colocar a ‘semente’ nesse sistema, e ele vai gerar o mesmo resultado do sorteio”, explica Luiz Felipe Rachadel, servidor do Deing/IF-SC. Links para os softwares do sorteio e de auditoria estarão disponíveis no site www.ingresso.ifsc.edu.br.

Com o novo sistema, todos os sorteios para cursos do IF-SC serão realizados pelo Deing, e não pelos campi, como ocorria anteriormente. A presença dos candidatos não é obrigatória. Os sorteios serão acompanhados sempre por, pelo menos, três servidores do IF-SC. O certame do dia 23 foi assistido por Felipe Ferreira Bem Silva, Marcelo Aldair de Souza e Paulo Vítor Tavares, todos da Reitoria. Além disso, foi gravado e está disponível na íntegra na TV IF-SC.