Aluna do Campus Joinville ganha medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

28. fevereiro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

Gabriella Maria Radke Chaves, 14 anos, aluna do Campus Joinville do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), ganhou medalha de ouro na última Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A estudante do primeiro módulo do curso técnico integrado em Eletroeletrônica conquistou o resultado no ano passado, quando ainda estava no 9º ano do ensino fundamental. Em meados de julho, a solenidade da entrega da medalha irá ocorrer no Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a participação da presidente Dilma Roussef.

Desde o 6ª ano Gabriella compete a Obmep pela Escola Municipal Anna Maria Harger de Joinville. Em 2008 ela ganhou menção honrosa, em 2009, medalha de prata e em 2010 ganhou menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQjr). A jovem também já passou para a segunda fase da Olimpíada Regional de Matemática (ORM) e da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Apesar dos estudos para o curso técnico, a aluna afirma que irá continuar participando das próximas Olimpíadas com muita dedicação.

Para Grabriella, a escolha por ingressar no ensino médio do IF-SC irá qualificá-la ainda mais para alcançar os seus objetivos profissionais. “Eu decidi estudar no Instituto principalmente por causa de toda a qualidade que o ensino médio e os cursos técnicos apresentam. Os professores também tem ótima formação, querendo sempre nos mostrar que podemos ser melhores”, define.

O próximo objetivo da aluna Gabriella – conquistar uma boa colocação nas próximas Olimpíadas – será alcançado com a ajuda de livros, exercícios, provas e amigos do IF-SC que estão no 3º módulo de seu curso. “É legal estudar com amigos que têm mais experiência com essas provas”. A estudante ainda não sabe qual carreira seguir, mas destaca que seu desejo é trabalhar com algo relacionado às exatas. “Quero fazer algo diferente, como engenharia aeronáutica, nuclear ou astrofísica”, explica.