Alunos do Minter em Educação avaliam experiência de dois anos

28. fevereiro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Gaspar, Gestão de Pessoas, Matérias, Reitoria

Um ganho para os servidores e para a instituição. Assim pode ser definida, em poucas palavras, o resultado do Mestrado Interinstitucional (Minter) em Educação realizado pelo IF-SC em parceria com a Unicamp e que irá formar, até julho deste ano, 18 servidores. Os alunos e os responsáveis pelo Minter se reuniram nesta quinta-feira, dia 23, para avaliar o programa e seus possíveis desdobramentos no IF-SC e na Unicamp.

Alunos Minter Início

Alunos do Minter selecionados em 2009 durante a aula inaugural do curso em Florianópolis

Para a mestranda Adriane Stroisch, que atua como pedagoga no Campus Gaspar, o Minter representa uma oportunidade tanto de qualificação dos servidores quanto de melhoria para a instituição. “Quase 100% dos alunos do programa fizeram pesquisas ligadas ou ao seu dia-a-dia no IF-SC ou às atividades e papeis desempenhados pela instituição”, afirma.

Uma dessas pesquisas foi a do mestrando Girlei Schmitz, que atua como professor do Campus Florianópolis na área de Mecânica. Girlei pesquisou os prós e contras da oferta de cursos Proeja no IF-SC e se surpreendeu com os resultados obtidos. “Existe ainda muita resistência em dar aula neste tipo de curso, devido às características específicas dos alunos. Eu mesmo era contra a oferta do Proeja. Porém, com a pesquisa, mudei minha opinião e agora sou a favor desses cursos no IF-SC”, explica.

Já a mestranda Sandra Guimarães, que atua na Reitoria do IF-SC, destacou na reunião a importância e os efeitos da imersão nos estudos durante o curso. “Quando nos afastamos, conseguimos ter um outro olhar sobre a instituição para realizarmos nossas pesquisas. Um desses momentos foi o estágio obrigatório que cumprimos na Unicamp durante quatro meses”.

Para o coordenador acadêmico do Minter em Educação na Unicamp, Luís Henrique Aguilar, a qualidade dos alunos que participaram do programa foi excelente. “Foi a primeira experiência que tivemos na Unicamp com um mestrado interinstitucional em Educação e a turma foi muito comprometida. Agora todos os alunos terão suas pesquisas publicadas em livros pela Unicamp”, diz.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF-SC, Mário Noronha, o resultado do Minter em Educação é um estímulo à continuidade das parcerias interinstitucionais. “Vamos trabalhar com a intenção de concretizarmos mais turmas de mestrado e doutorado, tanto na área de Educação quanto nas demais áreas ligadas aos cursos do IF-SC”, afirma.

Para mais informações sobre o Minter e outros projetos de pós-graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, envie um e-mail para posgraduacao@ifsc.edu.br.

Confira, abaixo, a lista dos alunos que concluíram ou irão concluir o Minter.

Alunos Defesa
Adriane Stroisch Ainda não marcada