Projeto Corpos Teleperfomáticos completa um ano

2. março 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Matérias

Unir dança, teatro e tecnologia num trabalho de pesquisa e extensão. Essa era a proposta do projeto Corpos Teleperformáticos do Campus São José do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC). A ideia inovadora deu certo, atraiu os alunos e encantou diversos públicos. Nesta sexta-feira (02), uma apresentação marca um ano do trabalho e integra as atividades da recepção aos calouros do campus.

Este será o oitavo espetáculo apresentado pelo grupo composto por 15 pessoas, sendo uma aluna do Campus Florianópolis, um servidor do Campus São José e os demais integrantes também estudantes do campus que originou o projeto. No currículo, o grupo já possui apresentações feitas na Universidade do Estado de Santa Catarina, na Mostra de Arte e Cultura do IF-SC, no Teatro Álvaro de Carvalho na capital e até na Universidade Federal de Uberlândia em Minas Gerais, a convite da própria instituição mineira.

Para a coordenadora do projeto, Renata Ferreira da Silva, o trabalho tem sido maravilhoso. “Os alunos têm se mostrado cada vez mais entusiasmados com arte, inclusive, organizando-se espontaneamente para irem a peças de teatro juntos”, conta.

A professora lembra que no início não sabia se a ideia daria certo. “O projeto começou comigo assumindo um risco de trabalhar uma questão contemporânea com dança e teatro e não sabendo ao certo o que iria acontecer. E hoje o projeto acontece com muita dedicação de todos!”, destaca.

E não é só a coordenadora do projeto que está entusiasmada. A aluna Stefanie Mattoso Pereira Bueno, do curso técnico integrado em Telecomunicações do Campus São José, adorou ter participado desse um ano de projeto – não só como integrante do grupo, mas como bolsista do projeto. “Por ser um projeto de pesquisa e extensão, ele nos induz a saber bem o que estamos apresentando, então tivemos que estudar, nos entregar de corpo e alma, e isso contribuiu muito para nosso crescimento pessoal”, ressalta.

A apresentação desta sexta-feira será às 15h30 no auditório do Campus São José. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Quem tiver interesse em participar do projeto, basta comparecer aos encontros do grupo que serão realizados toda quarta-feira, das 15h às 16h30, também no Campus São José. Podem fazer parte alunos e servidores do IF-SC ou pessoas da comunidade externa.

Saiba mais sobre o projeto no blog dos Corpos Teleperformáticos. Assista também a um vídeo com os bastidores de uma das apresentações feitas em Minas Gerais. O vídeo foi produzido pelo aluno do Campus Florianópolis, Hottmar Loch.