Encontro reúne novos tutores e professores do programa UAB do IF-SC
12. março 2012 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, MatériasDe sexta-feira (09) a sábado(10), cerca de 120 novos tutores e professores do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) do IF-SC participaram de uma capacitação em Florianópolis. O encontro marcou o início do Programa Anual de Capacitação Continuada UAB / IF-SC. A cerimônia de abertura do evento contou com a presença da reitora do IF-SC, Maria Clara Kaschny Schneider, além dos pró-reitores de Ensino e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Daniela de Carvalho Carrelas e Mário de Noronha Neto.
O objetivo da capacitação foi qualificar e instrumentalizar os novos integrantes da equipe para os procedimentos didáticos, metodológicos e avaliativos em cursos de Educação a Distância (EaD) no IF-SC. A programação do encontro contou com palestras sobre o Programa UAB no IF-SC, a EaD no Brasil, o papel do Tutor do Programa UAB, além de uma oficina de Moodle Básico (plataforma utilizada para as aulas) e de reunião com os coordenadores dos cursos.
Durante a cerimônia de abertura do encontro, a reitora do IF-SC destacou o papel que a EaD possui de transformar a vida das pessoas. “Com esse programa, estamos cumprindo nosso papel de inclusão, permitindo que diversas pessoas que não teriam como estudar tenham acesso à educação nas suas localidades”, destacou Maria Clara. A dirigente do IF-SC ressaltou a importância do trabalho dos tutores e professores presentes na capacitação. “Por melhor que seja a estrutura – e ainda temos muito a melhorar – a qualidade do ensino depende muito de vocês e da sua dedicação aos alunos a distância”, disse.
Crescimento
O coordenador do Programa Universidade Aberta do Brasil no IF-SC, Paulo Roberto Weigmann, destacou o crescimento da Educação a Distância no Instituto desde 2010. De 350 alunos no seu início, hoje o programa já conta com 2.200 estudantes matriculados e oferta seis cursos, sendo um de graduação e os demais de pós-graduação. São eles: superior em Gestão Pública, pós-graduação em Educação para a Diversidade, Mídias na Educação, Ensino de Ciências, Gestão Pública e Gestão em Saúde. “Nossa permanência e êxito é acima de 90%”, afirmou o coordenador analisando os baixos índices de evasão.
A coordenadora do programa UAB da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Eleonora Falcão, também prestigiou o evento do IF-SC e salientou a parceria entre as duas instituições existentes desde 2008. “Não é uma competição, é troca de experiência”, afirmou. Segundo Eleonora, o programa UAB permite mostrar que é possível trabalhar com a mesma qualidade de ensino presencial na educação a distância. “Tudo depende do empenho das pessoas, do comprometimento do aluno e do incentivo do tutor”, disse.
O diretor-geral do Campus Florianópolis, Maurício Gariba Júnior, que hoje abriga a estrutura de EaD do IF-SC, informou que atualmente quase metade dos alunos do campus estão nessa modalidade de ensino e destacou a importância do encontro. “Essa capacitação vai além de aprender, é uma troca de experiência”, completou.
Clique aqui para conferir a galeria de fotos do evento.
Sobre o programa UAB
Saiba mais sobre o programa UAB no IF-SC no site da EaD.