Reitora do IF-SC ministra aula magna na UFSC

14. março 2012 | Escrito por | Categoria: Matérias, Reitoria

Nesta terça-feira (13), a reitora do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), Maria Clara Kaschny Schneider, ministrou a aula magna do curso de mestrado profissional em Administração Universitária do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O tema foi “Desafios e Estratégias para Gestão da Educação Superior Pública Brasileira”. Na apresentação, a dirigente do IF-SC contou a trajetória do Instituto e a forma com que a gestão pretende atuar nos próximos quatro anos.

A reitora comentou sobre as mudanças nas políticas e na gestão da educação superior no cenário nacional e internacional, com destaque para a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. “O IF-SC passou de três para 21 campi em menos de dez anos e não foi só uma expansão numérica e geográfica, mas sim uma transformação do conceito da instituição”, disse Maria Clara.

De acordo com a reitora, a lei de criação dos Institutos Federais (nº 11.892/2008) alterou a identidade e a atuação do agora IF-SC. “Tivemos que reformular todos nosso processos, colegiados e regimentos com a instituição em pleno funcionamento e ainda expandindo nossa estrutura”, contou.

Entre os grandes desafios que essa mudança trouxe para o IF-SC, está o compromisso de fazer ciência e a inclusão social. A reitora apresentou os focos da sua gestão: inovação, fortalecimento e autonomia.

Para tornar todos os projetos possíveis, Maria Clara ressaltou a importância das pessoas. “São as pessoas que constroem e implantam estratégias inovadoras em uma gestão”, afirmou. Em relação aos públicos do IF-SC, além de destacar a necessidade de desenvolver o sentimento de pertencimento entre os servidores do Instituto – que em cinco anos passaram de 500 para 1,5 mil -, a dirigente reforçou que todo o trabalho deve ser feito pensando nos alunos. “Nossos melhores frutos são os alunos”, completou.

Fórum Mundial

Ao final da aula, a reitora do IF-SC reforçou o convite para que todos participem do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que será realizado de 28 de maio a 1º de junho em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.forumedutec.org.

Tags: ,