Professor do IF-SC cria o mascote da edição deste ano dos Jogos Abertos de Santa Catarina

26. março 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Gestão de Pessoas, Matérias

Unir história, cultura e esporte. Essa foi a fórmula utilizada pelo professor Gerson Witte, do Campus Chapecó do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), para criar o mascote que vai representar os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) em 2012, marcados para o mês de novembro no município de Caçador. O desenho foi escolhido entre 34 sugestões enviadas aos organizadores dos Jogos.

A inspiração para o desenho vencedor – um maquinista (confira ao lado) – partiu da marca escolhida para o evento, que é a Maria Fumaça – trem que está no Museu do Contestado de Caçador. “Queria uma figura dinâmica, que pudesse estar relacionada aos esporte e praticá-los, mas que estivesse também ligada à história do Contestado e à Maria Fumaça. O maquinista, então, pode trazer os atletas de todos os lugares do Estado para a cidade”, explica Gerson.

Para criar um vínculo ainda maior com a edição 2012 dos Jogos, as cores escolhidas para o desenho do mascote foram as da bandeira do município. “Foi trabalho duro, criei pelo menos 10 ideias antes de definirmos esta como a melhor”, afirma.

O professor do IF-SC, que dá aula de artes no Campus de Chapecó e atua como artista gráfico, especializado em desenho e ilustrações, teve ainda uma motivação pessoal para participar da seleção do mascote dos Jasc. “Eu nasci e me criei em Caçador, então tem um gosto especial poder contribuir um pouco para o sucesso do evento em minha terra”, destaca.

Em breve será realizado um concurso entre estudantes das escolas do município para escolha do nome do mascote.

Tags: ,