Estudante do Campus Jaraguá do Sul é selecionado em concurso internacional de poesia
3. abril 2012 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, MatériasO prêmio cultural envolveu 1.245 jovens de três países (Brasil, Japão e Portugal), que concorreram somente com poesias em português. Cada uma deveria ter, no máximo, 147 caracteres – pouco mais que um post no microblog Twitter. A obra de Augusto da Silva tem como nome “Nossa Vida” e trata, segundo ele, de “algumas contradições que a vida tem”:
São faces que assemelham,
Diferenças que se contrastam,
É tudo é nada,
É partida e chegada
Essa vida que nos foi dada.
O estudante de 16 anos escreve poesia desde os 10 e já ganhou um concurso de declamação na escola em que estudava. Os autores que Augusto mais admira são Lya Luft, Clarice Lispector e Guimarães Rosa. “Pretendo um dia escrever um livro de poesia. Pra mim, poesia não é hobby, nem será uma fonte de renda. É uma arte e uma satisfação pessoal”, conta.
Augusto afirma que gosta bastante do curso e que a Química pode ser sua área de atuação, paralelamente à literatura. “Conheci o IF-SC porque alguns servidores foram divulgá-lo na minha escola [estadual]. Interessei-me pelo ensino técnico de qualidade que o Instituto Federal tem e estou gostando do curso. É muito gratificante”, diz.