Estudante do Campus Jaraguá do Sul é selecionado em concurso internacional de poesia

3. abril 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Matérias
O estudante Augusto Felippe da Silva, da segunda fase do curso técnico integrado em Química do Campus Jaraguá do Sul, foi um dos 47 autores selecionados para ter uma poesia sua publicada por meio do Prêmio Cultural Aluísio de Almeida, promovido pela organização Academia Alquimia de Letras. O poema “Nossa Vida”, de autoria de Augusto, integra a obra Aluísio de Almeida Arnobius: nova geração de poetas, lançado em fevereiro.

O prêmio cultural envolveu 1.245 jovens de três países (Brasil, Japão e Portugal), que concorreram somente com poesias em português. Cada uma deveria ter, no máximo, 147 caracteres – pouco mais que um post no microblog Twitter. A obra de Augusto da Silva tem como nome “Nossa Vida” e trata, segundo ele, de “algumas contradições que a vida tem”:

 

São faces que assemelham,

Diferenças que se contrastam,

É tudo é nada,

É partida e chegada

Essa vida que nos foi dada.

 

O estudante de 16 anos escreve poesia desde os 10 e já ganhou um concurso de declamação na escola em que estudava. Os autores que Augusto mais admira são Lya Luft, Clarice Lispector e Guimarães Rosa. “Pretendo um dia escrever um livro de poesia. Pra mim, poesia não é hobby, nem será uma fonte de renda. É uma arte e uma satisfação pessoal”, conta.

 

Augusto afirma que gosta bastante do curso e que a Química pode ser sua área de atuação, paralelamente à literatura. “Conheci o IF-SC porque alguns servidores foram divulgá-lo na minha escola [estadual]. Interessei-me pelo ensino técnico de qualidade que o Instituto Federal tem e estou gostando do curso. É muito gratificante”, diz.

Os comenários não estão permitidos.