Abertas inscrições para concurso de fotografia do Festival do Papagaio-charão
13. abril 2012 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Urupema, Eventos, MatériasO Campus Urupema Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) é um dos organizadores do 1º Festival do Papagaio-charão, um evento destinado a observadores de aves, que está com inscrições abertas para seu concurso de fotografias, categoria amador. O IF-SC terá um estande no evento, que ocorre de 28 a 30 de abril e deve reunir pessoas de todo o Brasil e também do exterior. A prefeitura de Urupema, o Conselho Municipal de Turismo e o Instituto de Pesquisa e Aplicação Ambiental e Cultural (Ipac) também organizam o festival.
O personagem principal deste evento é uma espécie ameaçada de extinção, o papagaio-charão sendo que toda sua população vem para serra nessa época, aproveitando para se alimentar das frutas locais e do pinhão. Na programação ainda estão previstos palestras, concursos de fotografia (amador, já com inscrições abertas, e profissional, com inscrições no dia 28) e saídas de campo para observar o papagaio-charão e diversas espécies de aves raras. A programação completa e os procedimentos para inscrição nos concursos de fotografia podem ser conferidos aqui.
Professores e alunos do IF-SC vão participar com apresentação de banners relacionados a área ambiental e da fruticultura, já que o papagaio-charão (Amazona pretrei) se alimenta de frutas locais como uvaia, guabiju, guabiroba e pera. Já estudantes do curso de qualificação em Processamento de Frutas vão expor geléias e doces produzidos por eles, para que o público possa experimentar os alimentos. Haverá, ainda, exposição sobre os atrativos da região serrana feita pelos ex-alunos do curso de qualificação em Condutor Ambiental. Os professores Silmar Primieri e Roberto Komatsu são os representantes do Campus Urupema diretamente envolvidos na organização e execução do festival.
“Vamos aproveitar esse evento, que vai envolver muitas pessoas, para divulgar o Instituto Federal na região”, diz o diretor-geral do Campus Urupema, Jorge Luiz Pereira.
Sobre o papagaio-charão
O papagaio-charão é um dos menores papagaios brasileiros. Apresenta 32cm de comprimento e 280g de massa corporal. Sua plumagem geral é verde, destacando-se a máscara vermelha que nos adultos se estende até a região posterior dos olhos. Também apresenta coloração vermelha no encontro das asas e das polainas das patas. O dimorfismo sexual fica evidente pelo fato de o macho apresentar maior extensão da coloração vermelha, tanto na cabeça quanto nas asas, além do porte ligeiramente mais avantajado, quando comparados com as fêmeas.
A espécie está intimamente associada às florestas com araucárias do nordeste do Rio Grande do Sul e sudeste de Santa Catarina durante o período de maturação das sementes do pinheiro-brasileiro, principalmente entre março e julho, quando os pinhões constituem o principal item alimentar dos papagaios. Nos demais meses do ano, contemplando seu período reprodutivo, o papagaio-charão distribui-se por uma ampla área, principalmente no nordeste, centro e sudeste do Rio Grande do Sul. Nesse período, ocupa uma paisagem caracterizada por pequenas formações florestais conhecidas por capões de mato, em meio a áreas abertas, que hoje sofrem bastante influência do homem, constituídas por campos ou lavouras.
(Fonte: Universidade de Passo Fundo)