Campus Jaraguá do Sul promove doações de livros para presídio
27. abril 2012 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, MatériasO Programa Mulheres Mil do Campus Jaraguá do Sul do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) está promovendo uma campanha de doação de livros para o presídio regional do município. Pela primeira vez, mais de 400 detentos da cidade terão a oportunidade de ler, depois de dias, meses ou até anos em uma biblioteca que está sendo organizada para o empréstimo de livros, revistas e gibis. Até o momento, cerca de 30 itens de leitura já foram doados pela comunidade no campus.
A ideia do projeto surgiu durante os primeiros meses de aula de uma turma de alunas, formadas por detentas do presídio feminino. “As mulheres reclamavam que lá tinha poucos livros, que precisavam de apostilas para estudar para provas de algum curso ou porque queriam saber ou se entreter mais”, conta a gestora do Programa Mulheres Mil do campus Mara Rúbia Theis.
Segundo Mara Rúbia, o aumento do hábito da leitura no presídio como suporte para a edificação e autocrítica representa a vivência de um novo método de ensino. “Essa proposta do Programa Mulheres Mil, que utiliza uma metodologia embasada na teoria do Paulo Freire, transforma tanto a maneira de aprender, quanto a de educar”, destaca.
Faça uma doação
Quem quiser colaborar com o projeto, pode fazer doações de livros, revistas ou gibis no Campus Jaraguá do Sul do IF-SC. O campus está localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 380. As doações podem ser feitas das 7h30 às 22h30. Os materiais devem estar em bom estado de conservação.