Cursos do IF-SC lançam boletins informativos

2. maio 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Câmpus Urupema, Matérias

Cursos agrícolas do primeiro módulo dos campi Urupema e Lages do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) desenvolveram boletins informativos como projeto de extensão. Nesta quarta feira (2), os alunos do curso técnico em Agroecologia do Campus Lages lançaram o boletim “Agro IFSC”. Já o lançamento do “Folha da Fruta” do curso técnico em Fruticultura do Campus Urupema ocorreu na última quinta-feira (26). Toda a produção das matérias dos boletins bimestrais foi feita pelos próprios alunos.

A ideia dos projetos partiu das professoras Luciane Bittencourt de Oliveira e Febra Kruger que lecionam no curso técnico em Agroecologia do Campus Lages. A proposta em produzir um boletim nos dois cursos em que a professora Luciane ministra aulas foi desenvolver atividades transdisciplinares para a formação de leitores e produtores de texto. “Além da interação entre escola e a comunidade, esse projeto permitiu o aprimoramento das competências da leitura e escrita dos alunos”, explica Luciane, que para a produção dos boletins, trabalhou com os alunos o gênero informativo e a língua portuguesa na disciplina Comunicação em Língua Portuguesa.

No curso técnico em Agroecologia, a professora Febra Kruger da disciplina Fundamentos em Agroecologia, colaborou com a produção dos textos dos alunos por meio de conceitos da área e orientou a leitura de temas específicos. “Os conceitos pesquisados pelos alunos proporcionaram a produção de textos com caráter científico visando a divulgação e socialização de conhecimentos de cientistas, estudantes, produtores e todos aqueles que contribuem para a reconstrução ecológica da agricultura”, conta a professora.

As turmas dos dois cursos foram divididas em grupos de 3 a 5 alunos para a produção coletiva dos textos. Ao longo de semanas, após a elaboração de pesquisas, leituras, textos, registros fotográficos e entrevistas pessoais com produtores agrícolas e pesquisadores, a professora Luciane revisou e avaliou o resultado final. A diagramação e o layout das duas páginas dos boletins foram feitos por alunos dos cursos que dominavam o programa de editoração.

Até o final do mês de abril, cerca de 200 exemplares do “Folha da Fruta” foram distribuídos para Urupema e região (Painel, São Joaquim e Rio Rufino) e para o evento Papagaio Charão. Alunos dos cursos de qualificação (FIC) do campus também receberam o informativo. Já o boletim “Agro IFSC” terá 2 mil exemplares expedidos para produtores, eventos, alunos e comunidade externa.

Segundo a professora Luciane, a intenção é que os dois boletins tenham novas edições. “Estamos planejando uma segunda edição com as turmas atuais e outras com os futuros alunos do primeiro módulo”, afirma.

O primeiro módulo do curso técnico em Agroecologia do Campus Lages foi aprovado para apresentar o boletim “Agro IFSC” (clique aqui) no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. Os próprios alunos farão a apresentação do trabalho em pôster.

Clique aqui para conferir o boletim “Folha da Fruta”.

Estude no IF-SC
O IF-SC está com inscrições abertas até 10 de junho para cursos técnicos e de graduação em todo o estados. No Campus Lages, são 120 vagas para os cursos técnico Concomitante em Agroecologia, Técnico Concomitante em Informática e Técnico Subsequente em Biotecnologia.

No Campus Urupema, o processo seletivo para o curso técnico em Fruticultura só é feito no final do ano.

Clique aqui para conferir todos os cursos oferecidos no estado. Para mais informações, acesse www.ingresso.ifsc.edu.br ou ligue para 0800 722250.

Tags: , ,