IFSC lança novo portal no dia 23 de maio

11. maio 2012 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

Com o objetivo de oferecer um site mais adequado às necessidades dos diversos públicos que utilizam esta ferramenta de comunicação (alunos, comunidade e servidores) e adaptado às mudanças ocorridas na instituição nos últimos anos (como o processo de expansão e interiorização dos campi e dos cursos), será lançado, no próximo dia 23, o novo portal do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O novo site terá um novo leiaute e uma organização de conteúdo, facilitando a navegação e a busca de informações pelos internautas. O portal é o resultado da atuação em conjunto entre a Diretoria de Comunicação e a Diretoria de Tecnologias da Informação e da Comunicação (DTIC).

A elaboração da nova ferramenta partiu de uma pesquisa realizada com os próprios internautas que visitaram o site do IFSC. A partir da pesquisa, uma nova arquitetura da informação – ou seja, a forma como o conteúdo é hierarquizado e organizado no portal – foi pensada para tornar a experiência de navegação pelo portal do IFSC mais intuitiva, satisfatória e prazerosa.

Segundo a diretora de Comunicação do IFSC, Waléria Külkamp Haeming, o novo portal representa uma evolução no relacionamento entre o IFSC e todos os seus públicos. “O site é uma das principais formas de contato entre as pessoas e a instituição. Com o novo formato esperamos nos aproximar ainda mais dos alunos, da comunidade e dos servidores que buscam no site os mais diversos conteúdos sobre as ações, os cursos e os projetos realizados pelo IFSC”, afirma.

Além de uma arquitetura da informação mais dinâmica, a mudança de leiaute também será percebida pelos internautas a partir do dia 23. “O novo site estará alinhado com o conceito visual das demais ferramentas de comunicação da instituição, contribuindo para a criação de uma identidade visual única no IFSC”, diz a designer Geisa Golin, uma das responsáveis pela criação do portal.

Para o analista de Tecnologia da Informação da DTIC, Farleir Minozzo, a proposta é fazer do portal um canal para todos os demais sites do IFSC. “Assim fortalecemos a ideia de um portal principal como o grande norteador das informações, facilitando a busca de conteúdos”, destaca.

Acesso facilitado para alunos, comunidade e servidores

O novo site traz um mecanismo de navegação voltado para auxiliar a navegação de alunos, comunidade e servidores. Na parte de cima do portal haverá um menu dividido por perfis, no qual cada perfil (aluno, comunidade ou servidor) terá acesso rápido aos itens que mais procurados.

No menu “Aluno” haverá links diretos para o sistema de bibliotecas, o Portal do Aluno, a página de intercâmbio cultural, a página de assistência estudantil, entre outros. No menu “Comunidade”, o usuário terá acesso rápido aos editais de licitações públicas, à página de concursos e seleções, aos eventos do IFSC, etc. No perfil “Servidor” será disponibilizado o link para diversos serviços, como a Intranet, o Siapenet, o jornal dos servidores – Link Digital – e as páginas dos colegiados e das comissões do IFSC. “Essa medida de categorização por perfis revoluciona a forma como os usuários encontram as informações, pois facilita o acesso direto aos assuntos de interesse de cada público”, explica a designer.

Além do menu dos perfis, há espaços para banners de divulgação, para as principais campanhas – que aparecem em formato de slideshow -, uma área de destaques para notícias e para os três eixos da instituição – Ensino, Pesquisa e Extensão – e um espaço chamado “IFSC cada vez melhor”, para divulgação de ações, eventos e os programas de governo.

Conteúdo antigo

A maioria dos conteúdos do site antigo já se encontra também no novo site. A arquitetura da informação utilizada na nova ferramenta priorizou manter todos os assuntos de interesse dos públicos do IFSC no novo portal, mas com uma forma de apresentação diferente. “Isso ocorre porque as nomenclaturas de alguns itens de menu foram modificadas, sempre pensando em atender melhor aos nossos usuários”, destaca a designer.

Período de adaptação

O novo portal ficará disponível no mesmo endereço do atual site: www.ifsc.edu.br. A ferramenta será disponibilizada a partir do dia 23, mas estará em período de testes durante o qual os internautas poderão verificar algum erro na ferramenta ou a ausência de algum conteúdo. “É possível que num primeiro momento as pessoas não compreendam onde estão tais informações, mas isso acontecerá porque mudamos muita coisa”, explica Geisa.

Como o site está muito diferente do anterior, as nomenclaturas para itens de menus também se modificaram e os locais de alguns conteúdos também foram alterados. Por isso, a equipe de Marketing estará à disposição para incluir todos os conteúdos que estiverem ausentes no novo site e, após o lançamento, representantes de cada setor serão convidados a realizarem uma capacitação para também administrarem o portal.

Para entrar em contato com a equipe de Marketing, ligue para 48 3877-9008 ou mande um e-mail para marketing@ifsc.edu.br.

Tags: