Gestão Interativa leva dirigentes da instituição aos campi do IFSC

16. maio 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Criciúma, Câmpus Lages, Câmpus Urupema, Gestão, Matérias

Com a proposta de discutir temas específicos dos campi de cada região e compreender melhor as demandas apresentadas pelos diretores desses campi, a equipe formada pelos pró-reitores e pela reitora Maria Clara Kaschny Schneider começará, nesta quinta-feira, dia 17, o projeto “Gestão Interativa”. Por meio deste projeto serão realizadas reuniões regionais entre a equipe e os diretores-gerais dos campi, permitindo que as necessidades e os temas que não são tratados no Colégio de Dirigentes (CD) possam ser debatidos entre os participantes. A primeira edição irá ocorrer em Criciúma e terá a participação dos diretores-gerais do campi Araranguá, Criciúma, Lages e Urupema.

Segundo o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Andrei Cavalheiro, o espaço de discussão proporcionado pelo projeto “Gestão Interativa” será muito importante para atender às demandas de cada campus. “Como o Colégio de Dirigentes reúne todos os diretores-gerais e pró-reitores, não costuma haver espaço para discussões mais pontuais sobre questoies referentes à gestão de  um campus ou uma regiao”, diz.

As reuniões regionais da “Gestão Interativa”, no entanto, não têm o propósito de funcionarem como uma extensão do Colégio de Dirigentes. “O papel do CD é assessorar as decisões da reitora. Nas reuniões regionais não iremos tratar dos temas que precisam ser abordados pelo CD e vamos nos focar na realidade local, com uma pauta mais livre”, explica Andrei.

Outra característica do projeto é que, diferente da “Reitoria Itinerante”, a reunião realizada nos campi não irá contar com a presença de servidores, apenas dos diretores da região.

Os encontros da “Gestão Interativa” devem ocorrer semestralmente. As próximas reuniões ainda não estão marcadas, mas vão ocorrer no segundo semestre e atender às regiões Norte, Oeste e Metropolitana.

Projeto reformulado

A “Gestão Interativa” já foi uma prática presente na gestão do IFSC. Quando havia campi – e, consequentemente, menos diretores-gerais –, as reuniões do Colégio de Dirigentes ocorriam apenas na parte da tarde e, no período da manhã, eram realizadas as reuniões do projeto. “Era um espaço em que temas comuns aos campi eram debatidos, sem a preocupação de orientar uma decisão da reitora. Porém, como aumentou o número de participantes do CD e as reuniões acabaram alongadas, perdeu-se a prática da ‘Gestão Interativa’. Agora queremos retomá-la pois julgamos que seja um espaço importante para os campi”, destaca.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.