IFSC no Fórum: confira como será a participação da instituição no evento

17. maio 2012 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

Como Secretaria Executiva, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) é responsável por comandar a organização do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica que será realizado no final deste mês – de 28 de maio a 1º de junho – no Centrosul em Florianópolis. Além de planejar e operacionalizar todo o evento, o IFSC também integra a programação do Fórum com diversas atividades. Durante os cinco dias do evento, servidores e alunos do Instituto estarão presentes não apenas como participantes, mas como promotores de atividades.

O IFSC contará com um estande na Mostra de Inovação Tecnológica e outro na Mostra Gastronômica. Além disso, servidores do Instituto são responsáveis por oito atividades técnico científicas, 17 oficinas gastronômicas e oito atrações culturais. Cerca de 250 pôsteres do IFSC – tanto de alunos quanto de servidores – também serão apresentados. Para fechar o evento, a orquestra e o coral do Instituto farão o show de encerramento.

Segundo o coordenador de eventos do IFSC, Vinicius De Lucca Filho, a estimativa é que cerca de 2 mil alunos dos campi do IFSC de fora da Grande Florianópolis participem do evento. A responsabilidade por organizar a vinda – tanto dos estudantes quanto dos servidores – ficou para a direção-geral de cada campus.

Para possibilitar a vinda das pessoas do Instituto, cerca de 60 ônibus serão alugados pelo IFSC – sem custo para os estudantes. “Os alunos que foram selecionados pelo campus para vir ainda receberão uma ajuda de custo para os gastos com alimentação”, explica Vinicius.

Nos campi da Grande Florianópolis, a expectativa é que estudantes e servidores participem em peso do evento. A orientação dada pela reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, e seguida pelos diretores-gerais é incentivar ao máximo a participação de todos.

No maior campus do IFSC, o Campus Florianópolis, o diretor-geral Maurício Gariba Júnior, explica que os professores que tiverem interesse em levar suas turmas ao evento poderão considerar a ação como atividade pedagógica. Os alunos envolvidos em atividades – como a Mostra de Pôsteres, por exemplo – também terão faltas abonadas com a apresentação do certificado. Servidores que quiserem ir ao evento deverão solicitar autorização à chefia imediata. “E no caso dos alunos que quiserem ir apenas como participantes, a orientação é que não deixem de participar desse grande evento”, afirma Gariba.

No Campus São José, como forma de incentivar e facilitar a participação de alunos e servidores no Fórum, a direção-geral suspendeu as aulas nos dias 29, 30 e 31 de maio. “Os servidores técnico-administrativos que desejarem participar de alguma atividade do Fórum que coincida com seu turno de trabalho podem, em comum acordo com a chefia imediata, fazer a adequação de seu horário”, informa o diretor Nicanor Cardoso.

O Campus Florianópolis-Continente está organizando a ida de diversas turmas ao evento com ônibus do próprio campus. Alunos que quiserem ir ao evento e ainda tiverem dúvidas podem procurar a coordenação de área do seu curso. E, no caso dos servidores, a orientação é que também procurem sua chefia imediata.

O campus também oferecerá ambientações durante o evento. No dia 29 será servido um jantar preparado por alunos dos cursos técnicos de Cozinha e Serviços de Bar e Restaurante para os reitores e diretores-gerais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) – que estarão participando do Fórum. Já no dia 30 de maio, será servido um coquetel para diretores de outros Institutos Federais que estarão no evento e possuam cursos na área de hospitalidade.

No Campus Palhoça-Bilíngue, as atividades dos dias 29, 30 e 31 de maio foram transferidas para o Fórum. “Montamos uma programação com atividades que nosso campus irá promover e com outras de outras instituições que tem a ver com a nosso trabalho”, explica o diretor do campus, Vilmar Silva. Para os servidores do campus, foi montada uma escala de trabalho para permitir a participação de todos. No caso dos estudantes, o combinado é que cada um se organize para ir até o local do evento.

Inscrições

Mesmo o IFSC sendo a Secretaria Executiva do evento, é necessário que tanto alunos quanto servidores façam sua inscrição no Fórum. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.forumedutec.org.

Após a inscrição, será necessário fazer o credenciamento no Centrosul que estará disponível a partir de domingo – dia 27 – até o final do evento. “É importante que as pessoas já façam o credenciamento no dia 27 ou no dia 28 durante o dia para evitar filas”, alerta o coordenador de eventos do IFSC, Vinicius De Lucca Filho,

Ônibus gratuitos

Durante o II FMEPT, serão disponibilizadas linhas de ônibus gratuitas em Florianópolis com o intuito de facilitar a mobilidade dos participantes. Serão oferecidas quatro rotas – Norte da Ilha, Sul da Ilha, Continente e Lagoa e Centro – que circularão em diversos horários de manhã, tarde e noite.

Para ter acesso ao ônibus, o participante deverá apresentar o crachá do evento. Clique aqui e confira os horários.

Programação do IFSC no Fórum

Clique aqui para conferir as atividades do IFSC durante o evento.

Tags:

Um comentário até o momento. em "IFSC no Fórum: confira como será a participação da instituição no evento"

1. Caroline disse:

Infelizmente a participação dos servidores dos campi do interior ficou restrita a apenas 1 dia, tudo por conta das diárias. Porém, ninguem nos perguntou se gostariamos de participar sem receber diárias. Uma pena!!!