Oficina de Educação de Surdos
17. maio 2012 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Lages, NotasNos dias 10 e 11 de maio, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Campus Lages ofereceu, junto com o curso técnico em Informática, a Oficina de Educação para Surdos. A oficina foi ministrada pelo professor do Campus Florianópolis-Continente e intérprete de língua brasileira de sinais (Libras), Uéslei Paterno, coordenador do Napne Central do IFSC. Durante os dois dias do evento foram debatidas questões como: Inclusão e acessibilidade; Inclusão e educação de surdos; Educação bilíngue de surdos e atuação do intérprete de língua de sinais; Adaptações metodológicas e curriculares para educação bilíngue. Durante a oficina, contamos com a participação de técnicos administrativos e docentes dos campi Caçador, Lages e Urupema.
O objetivo da oficina foi capacitar técnicos administrativos e docentes na educação de surdos, assim como disseminar a importância da inclusão de pessoas com necessidades específicas nos campi, contribuindo para seu acesso, permanência e conclusão dos estudos.
Hoje o campus Lages possui dois alunos surdos, um matriculado no curso técnico concomitante em Informática e outro no cursos de formação inicial e continuada (FIC) em Desenvolvimento de Software em Java.