Representantes dos estudantes no Conselho Superior tomam posse

17. maio 2012 | Escrito por | Categoria: Matérias

Os representantes dos estudantes no Conselho Superior do Instituto Federal de Santa Catarina (CS) tomaram posse nesta quarta-feira, 16, em reunião ordinária do órgão colegiado. Os representantes titulares são Joana Alexandrina (Florianópolis), Emanuel Luiz Flores da Silva (São José), Fernando Topal Ramthun (Jaraguá do Sul) e Guerrando Palei Júnior (Florianópolis-Continente). Seus suplentes são respectivamente Carolini de Souza Pocovi (Florianópolis), Zilmar de Souza Júnior (São José), Alexsandra Mayla Reguelim Schoenberger (Jaraguá do Sul) e Rauzen Reis Arruez de Araújo (Araranguá).

O mandato dos representantes vai até dezembro de 2013. Joana Alexandrina, 21 anos, é aluna do curso superior de tecnologia em Radiologia do Campus Florianópolis. Ela participa do Colegiado do Departamento Acadêmico de Saúde e Serviços (Dass), onde é oferecido seu curso. “Tenho bastante contato com alunos, que estão se mobilizando lá no campus. Por isso, acho importante estar aqui.”

Emanuel da Silva, 23 anos, estuda no curso superior de tecnologia em Sistemas de Telecomunicações do Campus São José. Para ele, participar do Conselho Superior é importante por se tratar do órgão deliberativo máximo do IFSC. “Os alunos precisam ter voz e dar sua opinião nos temas discutidos”, afirma. Para Emanuel e Joana, um dos temas de maior interesse para os estudantes no momento é sobre a oferta de novas modalidades de cursos, como engenharias.

Visão parecida tem Guerrando Palei Júnior, 58 anos, do curso técnico em Hospedagem do Campus Florianópolis-Continente. Segundo ele, os alunos têm que trazer para o CS ideias e opiniões sobre os rumos da instituição. “Éramos um segmento sem representação e, portanto, não participávamos das discussões. Agora podemos contribuir junto com os outros segmentos.”

O Conselho Superior é formado por representantes dos alunos, professores, técnicos administrativos, diretores de campus, ex-alunos e membros externos, que representam órgãos públicos e entidades de trabalhadores e patronais. Saiba mais sobre o conselho aqui.

(na foto, da esquerda para a direita: Carolini, Emanuel, a reitora Maria Clara Kaschny Schneider, Rauzen, Guerrando, Joana, Zilmar, Alexsandra e Fernando)