Núcleos pedagógicos dos campi são foco de ações da Pró-Reitoria de Ensino
25. maio 2012 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão, MatériasAumentar a participação dos núcleos pedagógicos dos campi nos processos ligados ao ensino, aprendizagem, avaliação e regulação. Esse é um dos objetivos da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), que irá realizar ações na reitoria e nos campi para capacitar os profissionais desses núcleos e torná-los mais ativos no relacionamento entre alunos, professores e instituição. Para apresentar as propostas de ações e começar um trabalho integrado entre os núcleos, 72 representantes dos campi estiveram na reitoria nesta quarta-feira, dia 23, e participaram da primeira reunião dos núcleos pedagógicos realizada desde a posse da nova reitora, Maria Clara Kaschny Schneider.
Segundo o diretor de Desenvolvimento de Ensino do IFSC, Paulo Wollinger, os núcleos pedagógicos são uma estrutura fundamental nos campi para garantir a qualidade da educação. “Eles que conhecem os alunos, os professores e a realidade local. Agora queremos que eles conheçam melhor diversos processos relacionados a esse cotidiano e que sejam ouvidos nesses processos”, destaca.
Para ter voz ativa nesses processos, os profissionais que compõem os núcleos pedagógicos – como pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e técnicos em assuntos educacionais – serão capacitados pela PRE. “A primeira ação envolve a capacitação dos integrantes dos núcleos para que conheçam o processo de criação e revisão dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC)”, diz.
Em paralelo, a PRE também está redefinindo o trâmite de parte dos processos que ocorrem nos campi, tornando mais uniforme o modo como eles ocorrem nos campi. “A própria criação e revisão dos PPCs varia conforme o campus. Queremos tornar o mais uniforme possível esses processos e tornar os núcleos mais participantes, mas não necessariamente executores”, explica Wollinger.
Outro fator que levou a PRE a voltar esforços para a valorização dos núcleos pedagógicos é a experiência e o conhecimento próprios dos profissionais que compõem os núcleos. “Enquanto um diretor-geral ou um chefe de departamento é transitório, os profissionais dos núcleos permanecem muitos anos realizando suas atividades, o que faz com que eles conheçam, por exemplo, detalhes da prática dos docentes e acompanhem o percurso dos alunos de forma mais completa”, afirma o diretor. “Queremos, com isso, oferecer uma boa escola aos alunos, ou seja, uma na qual eles entram, cumprem seu trajeto e saem com condições de vida melhores do que quando entraram”, define.
A PRE irá realizar, no segundo semestre, uma nova reunião com todos os núcleos pedagógicos dos campi, reforçando o processo de integração entre os profissionais. Nessa reunião serão avaliadas as ações implementadas e iniciado o planejamento para o ano 2013.