Estudantes poderão ter aulas de Língua de Sinais Americana

6. junho 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Palhoça Bilíngue, Eventos, Matérias

Em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o Conselho Britânico fará o levantamento da demanda de estudantes com deficiência fonoauditiva interessados em estudar a Língua de Sinais Americana (ASL). A solicitação foi apresentada por alunos do Campus Palhoça do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) que acompanharam a mesa-redonda “Fortalecimento do ensino de língua nos institutos federais”, realizada durante o II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, na quinta-feira, dia 31.

O Reino Unido é um dos líderes mundiais em acessibilidade. Por isso, o Conselho Britânico, responsável pelo International English Language Testing System (Ielts – exame de proficiência exigido por instituições de ensino de vários países cuja língua inglesa é o idioma oficial), acredita que é possível negociar a oferta do curso de ASL. A demanda, inclusive a possibilidade de que estudantes com deficiência fonoauditiva participem de intercâmbio, será debatida com o Conif.

Em abril de 2012, o Conif e o Conselho Britânico deram início às ações para o fortalecimento do ensino da língua inglesa nas instituições da Rede Federal, a partir da assinatura de um memorando de entendimento que prevê a preparação de estudantes e professores para programas de mobilidade e intercâmbio acadêmico e científico.

Além de possibilitar a ampliação de parcerias com instituições de ensino do Reino Unido, o Conselho Britânico disponibilizará às instituições da Rede a aplicação de teste de nivelamento que medirá o desempenho dos alunos antes do exame de proficiência. Uma chamada pública será divulgada na próxima semana para a adesão da Rede à aplicação de testes de nivelamento e do Ielts.