Alunos de oito campi participam do 1º JIFSC em Florianópolis

15. junho 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Joinville, Câmpus São Miguel do Oeste, Matérias

Nesta sexta-feira, dia 15, o Campus Florianópolis recebeu a primeira edição dos Jogos do Instituto Federal de Santa Catarina (JIFSC), do qual participaram 290 alunos de oito campi da instituição. Organizados em equipe, os estudantes disputaram provas de basquetebol, handebol, voleibol, futebol de salão, tênis de mesa, xadrez e atletismo (100m, 200m, 400m, 800m, 1500m, 4x100m e lançamentos de dardo, disco e peso). Os vencedores irão representar o IFSC na etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF-Sul), que ocorre em agosto nas cidades de Camboriú e Bento Gonçalves.

Os alunos que participaram dos JIFSC vieram dos campi de Araranguá, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Jaraguá do Sul, Joinville e São Miguel do Oeste. “Estamos encarando essa edição como uma espécie de ‘piloto’, pois queremos que todos os campi participem das próximas edições”, conta a professora Leatrice Pavan, uma das organizadoras do evento e coordenadora de Educação Física e Desporto do Campus Florianópolis.

Entre os representantes da região Oeste catarinense esteve a atleta Eduarda Antunes Lins de Lima, de 16 anos, do curso técnico integrado em Informática do Campus Chapecó. “Quando soubemos que haveria a competição, organizamos um grupo de meninas que jogavam futsal e começamos a treinar. Foram quatro jogos treinando antes de vir para os JIFSC”, conta Eduarda após uma vitória de 4 a 0 sobre a equipe feminina de futsal do Campus Araranguá.

Vindo de Joinville, o estudante Lucas Michael Martins (à esquerda, na foto) passou por uma etapa seletiva com nove competidores no campus antes de ser um dos dois escolhidos para representar Joinville no Tênis de Mesa. “Sempre gostei deste jogo e treinava bastante quando eu era mais novo. É muito bom vir e participar dos jogos, conhecendo outros estudantes e também como são os outros campi do IFSC”, diz Lucas, de 17 anos e que está no terceiro módulo do curso técnico concomitante em Mecânica.

Não só alunos dos cursos técnicos participaram dos JIFSC. Qualquer estudante regularmente matriculado com até 21 anos poderia se candidatar a uma das modalidades, como o aluno Paulo Zanetini (à direita, na foto), de 20 anos, que está na graduação em Engenharia de Controle e Automação do Campus Chapecó e participou nos jogos de Xadrez. “Eu já competi em outros eventos, como os Joguinhos [Joguinhos Abertos de Santa Catarina] e a Olesc [Olimpíada Estudantil Catarinense], e é sempre bom participar. Além de exercitar o raciocínio lógico, também conhecemos novas pessoas de diferentes cidades”, afirma.

O IFSC será representado na edição regional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF-Sul) por meio das equipes de futsal vencedoras dos JIFSC (masculina e feminina) e, nas demais modalidades, por meio de atletas selecionados individualmente pelos professores de educação física que acompanharam todo o torneio. “Mesmo havendo disputas nas demais modalidades, os jogos foram ‘jogos de apreciação’, pois não houve times em número suficiente para fazermos uma seletiva geral do Instituto”, explica o professor Paulo Fonseca, do Campus Itajaí.

A primeira edição dos JIFSC foi organizada por 23 servidores de diversos campi da instituição, inclusive campi que não tiveram alunos na competição.

Clique aqui e confira algumas das fotos dos JIFSC.

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.