Projetos de cursos técnicos e de graduação devem ser encaminhados ao CEPE até 26/06

21. junho 2012 | Escrito por | Categoria: Matérias, Reitoria

Gestores dos campi que pretendem ofertar cursos técnicos novos e de graduação em 2013 têm até a próxima terça-feira, 26 de junho, para encaminhar os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) e respectiva documentação à secretaria do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os projetos encaminhados nesse prazo serão analisados na reunião do CEPE de 8 de agosto de 2012, após tramitação nas respectivas câmaras.

Os projetos devem seguir os modelos disponíveis na página do CEPE e ser encaminhados para o e-mail cepe.secretaria@ifsc.edu.br, com memorando solicitando formalmente a apreciação dos PPCs. Após a recepção do material, a secretaria do CEPE encaminha os projetos às câmaras responsáveis, que dará os pareceres sobre cada um (veja trâmite abaixo).

Cursos FIC – O calendário estabelece ainda outras duas datas limite para solicitação de apreciação de projetos de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC): 25 de junho (próxima segunda-feira) e 1° de outubro. Para esse tipo de curso o trâmite é o mesmo: os campi encaminham os PPCs de acordo com os formulários disponíveis na página do CEPE. A secretaria encaminha para as câmaras, que elaboram os pareceres e levam ao colegiado.

Calendário 2012 – Prazos para envio de PPCs ao CEPE

Cursos técnicos novos e Cursos de graduação
Prazo máximo para envio do PPC à secretaria do CEPE: 26/06/2012 (próxima terça-feira)
Data da reunião do CEPE: 08/08/2012
Apreciação no Conselho Superior: 22/08/2012
Envio à Coordenadoria de Ingresso: até 31/08/2012
Formulário: preferencialmente no modelo novo (mas serão aceitos formulários no modelo antigo)

Cursos FIC – Próximo prazo
Prazo máximo para envio do PPC à secretaria do CEPE: 25/06/2012 (próxima segunda-feira)
Data da reunião do CEPE: 10/07/2012
Envio à Coordenadoria de Ingresso: até 20/08/2012

Cursos FIC – Último prazo
Prazo máximo para envio do PPC à secretaria do CEPE: 01/10/2012
Data da reunião do CEPE: 16/10/2012
Envio à Coordenadoria de Ingresso: até 30/10/2012
Formulário: somente no modelo novo

Processo regulatório do CEPE – novo fluxo

Passo 1: Os campi devem encaminhar memorando solicitando apreciação do PPC para o e-mail da secretaria do CEPE (cepe.secretaria@ifsc.edu.br). No mesmo e-mail devem estar anexados o PPC do curso ou o formulário específico (alteração, extinção ou suspensão de curso – clique aqui para acessar os modelos na página do CEPE).

Passo 2: A secretaria do CEPE encaminha as solicitações (memorandos e anexos) para as câmaras responsáveis.

Passo 3: A câmara distribui as matérias entre os pareceristas, que, caso julguem necessário fazer alterações em algum PPC, entram em contato diretamente com os responsáveis, no respectivo campus. Feitas as alterações, o campus deve reencaminhar o PPC alterado ao parecerista.

Passo 4: O parecerista apresenta o parecer na reunião da câmara, que decide por três possibilidades:

a) arquivamento do processo: o PPC não é aprovado (o campus pode apresentar pedido de recurso ao CEPE, por memorando);
b) aprovação do curso: o parecer segue para o CEPE para apreciação;
c) sugestão de alterações: o PPC necessita de modificações. Uma vez providenciadas as mudanças solicitadas, o parecer é refeito e apresentado na reunião do CEPE.

Passo 5: Após a reunião da Câmara, todos os pareceres são encaminhados à secretaria do CEPE, para serem divulgados aos membros do CEPE junto aos anexos do curso.

Passo 6: Os pareceres são apreciados na reunião do CEPE e, logo após, divulgados pela secretaria do CEPE aos campi.

Passo 7: Caso o curso seja aprovado, a secretaria do CEPE publica a resolução relativa.

Clique aqui para consultar a Resolução CEPE/IFSC n. 10/2012
Clique aqui para consultar a Resolução CEPE/IFSC n. 06/2012
Clique aqui para acessar a página do CEPE com os formulários

Tags: ,