Palestra sobre materiais didáticos em libras encerra ciclo no Campus Palhoça-Bilíngue

22. junho 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Palhoça Bilíngue, Eventos, Matérias

Cerca de 120 pessoas participaram, na última terça-feira, do último dia do Ciclo de Palestras e Worshops do Campus Palhoça – Bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). As atividades reuniram a comunidade interna do IFSC e de outras instituições que atuam na educação bilíngue, com o objetivo de propiciar a socialização de experiências na área. A palestra que encerrou o evento teve o tema “Materiais didáticos bilíngues (português e língua brasileira de sinais – Libras) e livros infantis bilíngues”. Foi realizado também um workshop sobre contação de histórias infantis em libras.

A terceira palestrante do Ciclo e professora de tradução e interpretação de libras/português do campus, Márcia Dilma Felício, discursou sobre a literatura surda, obras produzidas em libras, estratégias de contação de histórias e a importância da história infantil em libras na aquisição da linguagem da criança surda. “Durante a palestra também falei um pouco sobre os resultados da pesquisa que desenvolvi no Instituto de Audição e Terapia da Linguagem (Iatel) a respeito do reconto de histórias pela criança surda”, acrescenta.

Márcia afirma que o conteúdo da palestra teve como base uma pesquisa realizada pela professora no IFSC. “A disciplina de tradução e interpretação de histórias infantis no curso de materiais didáticos bilíngues também contribuiu na escolha do tema”, conta.

Embora o evento tenha revelado a necessidade de mais informações e interesse pelo assunto, a palestrante afirma que a partir da palestra o público poderá contribuir na divulgação dos conhecimentos adquiridos. “Libras como primeira língua do surdo, cultura surda e a necessidade de escolas infantis bilíngues são os principais tópicos que espero que sejam difundidos“, declara.

Essa foi a terceira palestra do Ciclo de Palestras e Workshops do Campus Palhoça. A primeira ocorreu no dia 27 de março, com o tema “Acompanhamento em matemática de alunos surdos na escola”, ministrada por Cláudio Ferretti. No segundo dia, os palestrantes Daniela Satomi Saito, Márcia Dilma Felício e Sérgio H. Prado Scolari abordaram, no dia 17 de abril, a produção de materiais didáticos bilíngues para o curso de Design.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.