IFSC discute institucionalização da Educação a Distância

3. julho 2012 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias, Reitoria

A experiência de cinco anos de oferta de cursos pelos programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec) deve alicerçar o processo de institucionalização da educação a distância (EaD) no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Em discussão no âmbito do Departamento de Educação a Distância (DEaD), a ideia é viabilizar a estruturação de um Campus EaD, que seria responsável por elaborar as políticas e procedimentos específicos para a modalidade e disseminá-los para os 19 campi, que passarão, também, a ofertar cursos a distância. “A experiência acumulada desde 2006, quando nós mandamos o primeiro projeto de oferta para a UAB, será fundamental para balizar nossas escolhas hoje”, afirmou a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, durante o seminário Pensando a EaD no IFSC, organizado no último dia 29 de junho para discutir o assunto. Realizado no Hotel Castelmar, em Florianópolis, o encontro teve a participação de professores, servidores técnico-administrativos e bolsistas dos programas UAB e e-Tec que atuam no IFSC.

O primeiro passo para a organização desse novo modelo já foi dado: a estrutura provisória na qual os cursos a distância funcionam desde 2007, no Campus Florianópolis, será trocada por um prédio maior e mais adequado na rua Duarte Schutel, alugado, no Centro da cidade. Em médio prazo, deve ser construído um prédio próprio para a EaD na área contígua à Reitoria, em Coqueiros. O projeto do prédio está sendo revisto para atender à demanda crescente de alunos – o que, necessariamente, implica em mais espaço físico para as salas de tutoria, coordenações de cursos,  equipes de produção de materiais, realização de videoconferências simultâneas, estúdio de gravação de videoaulas e setor administrativo.

Hoje, os cursos da modalidade são ofertados no Campus Florianópolis – que abriga um curso tecnológico, um técnico e quatro pós-graduações lato sensu dos dois programas – e no Campus Florianópolis-Continente – que tem uma pós-graduação da UAB (veja abaixo). A partir dos campi de origem, os cursos são ministrados com uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e apoio pedagógico da equipe multidisciplinar para polos localizados em municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. “É para atender melhor a esses alunos de municípios do interior, que não teriam outra possibilidade de estudar que não na modalidade a distância, que nós precisamos da institucionalização”, observa a reitora.

A pró-reitora de Ensino do IFSC, Daniela de Carvalho Carrelas (foto), observa que a oferta de cursos a distância nos institutos federais é uma obrigação legal, e não uma escolha: a existência de diferentes modalidades de ensino é prevista na lei federal 11.892/2008, que criou os IFs, e também aparece no artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9.398/1996). No âmbito do IFSC, em específico, o desenvolvimento de cursos a distância como medida inclusiva está previsto no item 2.5.5 do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Nesse horizonte, a Pró-Reitoria de Ensino elenca 12 ações que devem ser empreendidas com foco na institucionalização e consolidação de um modelo de EaD: desenvolver cursos de EaD nos campi; fomentar o desenvolvimento e utilização das TICs; estimular a utilização das TICs na educação presencial; promover a oferta institucional própria de cursos a distância (prevista no PDI); atender ao Termo de Acordo de Metas da SETEC/MEC; incrementar os indicadores institucionais; prover infraestrutura administrativa, física, tecnológica, material e de pessoal para os campi; estruturar os núcleos de apoio presencial nos campi; possibilitar a utilização de 20% da carga horária dos cursos presenciais com atividades a distância; possibilitar a oferta de cursos semipresenciais; disponibilizar ambiente virtual de ensino-aprendizagem para os cursos presenciais; estimular o desenvolvimento de material didático, conteúdos digitais, vídeos e softwares educacionais.

A proposta de estruturação elaborada pelo DEaD, que prevê a criação do Campus EaD, foi apresentada com dois possíveis desdobramentos. No primeiro, o Campus EaD centralizaria a elaboração e a implementação da oferta dos cursos, que seriam “distribuídos” aos Núcleos de Apoio Presencial (NAP) dos campi – num modelo semelhante ao adotado atualmente, mas com a “elevação” do atual DEaD a campus e a criação dos NAPs nos campi, em acréscimo aos polos dos programas. No segundo desdobramento, ocorreria uma gestão compartilhada: o Campus EaD atuaria na gestão dos cursos em parceria com os Núcleos de Educação a Distância (NEaD), que por sua vez seriam estruturados em cada campus.

Atualmente, os cursos a distância do IFSC têm 2.711 alunos matriculados e envolvem o trabalho de  353 bolsistas, entre professores pesquisadores (133) e tutores (220). Com o início de novas turmas no segundo semestre de 2012, o número de estudantes deve passar de 3.500 matriculados. Os índices de permanência e êxito na modalidade são expressivos: no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, que inaugurou a oferta da UAB no IFSC e está entrando na sexta turma em 2012.2, mais de 90% dos estudantes frequentam o curso até o final.

A intenção da Pró-Reitoria de Ensino, a partir do seminário Pensando a EaD no IFSC, é levar a discussão sobre a institucionalização da modalidade a todos os campi, que devem refletir sobre sua realidade e encaminhar proposições para incrementar o modelo. “Nós pedimos aos gestores que o tema entre nas pautas de discussões, para que com as contribuições nós cheguemos a um modelo realmente construído em conjunto”, afirma a pró-reitora de Ensino.

Saiba mais – Educação a Distância no IFSC

Cursos UAB
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública
Especialização Lato Sensu em Ensino de Ciências