Pesquisador da NASA fala sobre missão a Marte

4. julho 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, Matérias

Cerca de 400 pessoas compareceram na noite desta terça-feira (03) no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, para assistirem à palestra “Marte: tecnologia de exploração”, proferida pelo pesquisador da NASA, Ivair Gontijo. O evento marcou o início das comemorações dos 25 anos do Departamento de Eletrônica do IFSC.

O tema principal da palestra foi a participação do pesquisador no projeto MSL (Mars Science Laboratory) que enviou recentemente a Marte um equipamento de 900 kg, o Curiosity. Segundo o pesquisador, o principal objetivo da missão é descobrir se há habitabilidade no planeta vermelho, ou seja, se existe ou já existiu condições de vida em Marte.

Com as missões já realizadas anteriormente, a NASA já descobriu algumas características do planeta, inclusive por meio de imagens. “Sabemos que já existiu água em Marte, devido à presença de rochas sedimentares que só são encontradas nos fundos dos oceanos. Queremos descobrir agora o que aconteceu com essa água”, explica Ivair.

Antes de abrir para perguntas, o pesquisador deixou uma mensagem para os estudantes presentes. “Não tenham medo de sonhar alto. Tenho certeza que muitos de vocês podem um dia fazer parte de um projeto grande como este. Com ambição, ousadia e muito trabalho, podemos fazer tudo que sonhamos”, concluiu.

Entre os presentes na palestra, estavam 30 alunos do curso de licenciatura em Física do Campus Araranguá do IFSC, acompanhados do professor Humberto Luz Oliveira.

Saiba mais sobre o Curiosity

O nome Curiosity foi o vencedor de um concurso realizado entre os alunos das escolas americanas. O equipamento foi lançado em órbita no dia 26 de novembro de 2011 e a previsão da NASA é que a aterrissagem em solo marciano aconteça no dia 5 de agosto.

No site da NASA é possível acompanhar todas as etapas da missão e assistir aos vídeos e simulações feitas pela agência. Também é possível acompanhar o Curiosity no Facebook e no Twitter.