Assinado contrato para construção do bloco 6 do Campus Araranguá

12. julho 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Matérias

Devem começar na próxima sexta-feira, 20 de julho, as obras de construção do bloco 6 do Campus Araranguá. O contrato para a execução do serviço foi assinado na última terça-feira (11 de julho) pela reitora em exercício do IFSC, Silvana Rosa Lisboa de Sá. A empresa Rei Engenharia Ltda., do município de Sombrio, no Sul do Estado, terá o prazo de oito meses para concluir os trabalhos. A obra está orçada em R$ 1,455 milhão.

O pró-reitor de Administração em exercício, Érico de Ávila Madruga, destaca que o objetivo agora é viabilizar recursos para a construção dos blocos 4 e 5. “Para o bloco 6, a Reitoria precisou buscar recursos extras com a Setec, porque não havia verba disponível e a urgência é grande. O campus está funcionando dentro da capacidade máxima de alunos e com demanda crescente”, destaca.

O bloco 6 terá uma área construída de 657,90 metros quadrados, com espaços para três laboratórios (um de malharia e costura, um de processos de fabricação, robótica, comando numérico e células de manufatura e um de corte e modelagem), anexo com garagem para um ônibus e três carros, área para funcionários terceirizados e almoxarifado. De acordo com o diretor geral do Campus Araranguá, Emerson Silveira Serafim, os novos laboratórios serão utilizados por cerca de 550 estudantes dos cursos técnicos de Eletromecânica, Moda e Têxtil.

Também faz parte da obra do bloco 6 a construção do sistema de tratamento de esgoto e do castelo de água, estruturas que vão atender aos blocos 4 e 5, a serem erguidos na próxima etapa. Também consta no projeto a pavimentação e o paisagismo de uma área de 1.300 metros quadrados.

Já estão em fase de conclusão as obras de urbanização e complementares no campus – que incluem vários serviços, como a drenagem e pavimentação do estacionamento para 250 automóveis e 120 motos, drenagem de toda a área urbanizada, construção de acesso alternativo, paisagismo, reforma e ampliação da portaria, criação de locais específicos para acesso de veículos e de pedestres, construção de central de gás, pintura externa do bloco 2 e do muro e construção de lixeira externa. Toda a área urbanizada, que tem cerca de 20 mil metros quadrados, foi adequada às normas de acessibilidade, com rampas, espaçamentos, vagas para pessoas com dificuldades de locomoção, sinalizações e pisos podotáteis.

“O compromisso da Reitoria agora é buscar recursos para construir os blocos 4 e 5 até o final do ano”, salienta Madruga. De acordo com o coordenador de Engenharia do IFSC, Luiz Felipe Vieira Silva, os blocos 4 e 5 terão estrutura básica semelhante à dos blocos 2 e 3, com área construída de 2.400 metros quadrados. Nos blocos 4 e 5 estão projetados um auditório com 126 lugares, cantina de 116,45 metros quadrados, 14 salas de aula (quatro no piso térreo e 10 no superior), almoxarifado, sala para professores e técnico-administrativos, sala de estudo e duas salas de informática. Na obra será feita também a ampliação da subestação de energia do campus. A estimativa é que as obras dos blocos 4 e 5 custem em torno de R$ 5 milhões.

Tags: