Campi do IFSC completam seis anos de implantação

23. agosto 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Joinville, Matérias

Esta semana, os campi Chapecó, Florianópolis-Continente e Joinville do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) completaram seis anos de funcionamento. A implantação dos três campi ocorreu em agosto de 2006 e foram resultado do Plano de Expansão I.

O Campus Chapecó é o maior do IFSC na região Oeste, com 82 servidores e cerca de 800 alunos. Possui cursos de qualificação profissional, técnicos e em 2010 iniciou a oferta do primeiro curso de engenharia da história do IFSC, em Controle e Automação.

O diretor-geral do campus, Mauro Ceretta Moreira, conta que o campus deve crescer ainda mais com as ampliações e melhorias estruturais previstas. “Em setembro, vamos inaugurar o quarto bloco do campus, com quatro andares, a fim de atender uma demanda que nos atinge. Estão previstos ainda o cercamento do campus e a construção de um ginásio e de um auditório”, conta.

O Campus Florianópolis-Continente, o segundo do IFSC na capital, foi implantado por meio da federalização de uma escola comunitária construída com recursos públicos. O campus é especializado no eixo tecnológico Turismo e Hospitalidade, com a oferta de cursos técnicos e de qualificação. A partir do primeiro semestre de 2013, irá ofertar seus primeiros cursos superiores de tecnologia em Hotelaria e Gastronomia.

A diretora-geral do campus, Nelda Plentz de Oliveira, conta que o aniversário do campus será comemorado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece em outubro. “Em função da greve, consideramos complicado fazer uma comemoração agora, pois nem todos participariam. Por isso optamos por comemorar junto com as demais atividades da Semana”, explica.

O Campus Joinville possui atualmente cerca de 100 servidores e 1200 alunos, números que o tornam a maior unidade de ensino do IFSC no interior de Santa Catarina (e a segunda da instituição, depois do Campus Florianópolis).

De acordo com o diretor-geral, Maurício Martins Taques, a comemoração do aniversário do campus também foi adiada por causa da greve. “Esperamos comemorar a data no retorno das atividades, quando todos os servidores e principalmente os alunos estiverem de volta”, declara.

Tags: