Servidores do IFSC rejeitam proposta dos técnico-administrativos

24. agosto 2012 | Escrito por | Categoria: Matérias

Em assembleia do Sinasefe-SC, realizada na última terça-feira (21), os servidores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) rejeitaram a proposta apresentada pelo governo federal para os técnico-administrativos. A decisão da seção sindical foi levada para a Plena do Sinasefe, realizada nos dias 22 e 23 em Brasília, que deliberou pela aceitação do acordo proposto aos técnico-administrativos desde que sejam contempladas as reivindicações referentes à carreira docente, em contraproposta protocolada no Ministério da Educação. Os servidores em greve aguardam agora o posicionamento do governo.

A proposta consiste em um reajuste salarial de 15,8%, parcelado em três anos, de 2013 a 2015. Além disso, contempla um reajuste de 0,2% no índice de progressão (step), também até 2015, e mudanças nos percentuais de incentivo à qualificação para graduados e especialistas.

Na última quarta-feira (22) a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), que representa parte da categoria, aceitou a proposta. No entanto, esse sindicato não representa os servidores do IFSC, que são filiados ao Sinasefe.

No primeiro dia da Plena do Sinasefe, a maioria das seções votou pelo não aceite da proposta dos técnico-administrativos. No entanto, na quinta-feira (23), a Plena deliberou pela aceitação do acordo desde que sejam contempladas as reivindicações referentes à carreira docente, em contraproposta protocolada no Ministério da Educação no mesmo dia (clique aqui para conferir o documento).

De acordo com o coordenador geral do Sinasefe-SC, Marival Coan, o sindicato só assinará o Termo de Acordo após consulta às bases. “Esperamos que o governo nos dê uma resposta sobre a contraproposta até segunda-feira para que possamos votar a continuidade ou não da greve na assembleia de terça e levar a decisão da seção sindical para a Plena, que acontece na quarta-feira”, informa.

A reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, afirma que a gestão já está organizando o calendário para que as aulas retornem o mais rápido possível, após o fim da paralisação. “Alguns cursos não encerraram o primeiro semestre e essas aulas devem ser repostas imediatamente após o retorno das atividades. Temos alguns campi que não realizaram as matrículas dos aprovados para o segundo semestre e isso também será prioridade”, declara. Segundo projeções já feitas pela Reitoria, os campi que ainda não encerraram o primeiro semestre, não terão o segundo concluído em 2012.

Uma nova assembleia está marcada para a próxima terça-feira (28), às 13h30, no ginásio do Campus Florianópolis. Na ocasião, será colocado em votação, pela primeira vez desde o início do movimento, o fim da greve e o retorno às atividades.

Estudantes organizam protesto em Joinville

Nesta quarta-feira (22), estudantes de diversos campi do IFSC e de outras instituições de ensino superior realizaram um protesto no centro de Joinville. A manifestação reivindicou respostas imediatas às exigências dos professores federais em greve e a aprovação dos 10% do PIB e 50% dos royalties do pré-sal para a educação.

 

Foto protesto Joinville: Blog da UCE

Tags:

Os comenários não estão permitidos.