Projetos de Extensão podem ser cadastrados na Plataforma Lattes

27. agosto 2012 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias

A partir de agora, projetos de extensão também podem ser cadastrados na Plataforma Lattes, a exemplo do que já acontece com projetos de ensino e pesquisa. A novidade foi divulgada durante a reunião do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex), realizada no dia 21 de agosto, que contou com a presença dos representantes regionais.

De acordo com a diretora de Extensão do IFSC, Fabiana Mortimer Amaral, o registro dos projetos de extensão na Plataforma Lattes irá valorizar ainda mais esse tipo de projeto. “A expectativa é que o CNPq incorpore nas suas políticas de fomento as atividades de extensão, proporcionando até a criação de uma bolsa de produtividade, por exemplo, como já acontece com o ensino e a pesquisa”, declara.

Segundo a diretora, no futuro, outras iniciativas serão incorporadas na plataforma que beneficiarão os registros da extensão. “É importante que todos os servidores que desenvolvam algum projeto de extensão façam o cadastro na plataforma Lattes”, explica.

Para inserir informações na Plataforma Lattes, clique aqui.

Registro interno de ações de extensão

Para incentivar o registro das ações realizadas pelos servidores do IFSC, a Diretoria de Extensão criou um formulário específico, que deve ser preenchido sempre que algum servidor, de qualquer campus do Instituto, participar de uma ação de extensão.

De acordo com a diretoria, ações de extensão são atividades de caráter social, cultural, educativo e/ou tecnológico para a sociedade com um objetivo específico, executada em um curto período de tempo (de no máximo 24 horas), que contribuem para a transferência de conhecimento.

Podem ser citados como exemplo palestras, oficinas, visitas técnicas, encontros, seminários e participação em banca ou qualquer outra atividade que se enquadre na definição acima. As ações não precisam estar vinculadas a um projeto de extensão.

Para a diretora, é importante que a instituição tome ciência das ações como um todo. “Esse registro nos ajudará a ter uma panorama mais geral de todas as atividades desenvolvidas pelos servidores dos campi do IFSC”, conclui.

Como fazer

O formulário está disponível na Intranet através do caminho Extensão e Relações Externas → Diretoria de Extensão → Formulários e Modelos → Modelo de Ação de Extensão (ou clique aqui). Após ser preenchido e assinado, o documento deve ser enviado para o e-mail extensao@ifsc.edu.br.