Curso do e-Tec no IFSC tem aula magna com coordenador nacional do programa

28. agosto 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, Governo Federal, Matérias

Fazer um curso técnico vale a pena. Essa foi a mensagem que o coordenador do Programa da Rede e-Tec do Ministério da Educação (MEC), Fernando Roberto Amorim Souza, quis passar aos cerca de 350 novos alunos do curso técnico em Informática para Internet, ofertado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) na modalidade a distância (EaD) pelo programa e-Tec Brasil, durante aula magna realizada nesta segunda-feira (27). A palestra foi transmitida de Florianópolis por videoconferência para estudantes nos polos presenciais de Campos Novos, Itapoá, Gaspar, Otacílio Costa, Santa Cecília, São José e Xanxerê. Participaram da cerimônia de abertura da aula, a reitoria do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider; a pró-reitora de Ensino, Daniela de Carvalho Carrelas; o chefe do Departamento de EaD do IFSC, Paulo Roberto Weigmann; a diretora de ensino, pesquisa e extensão do Campus Florianópolis, Cláudia Regina Silveira; o chefe do Departamento Acadêmico de Saúde e Serviços, Giovani Cavalheiro Nogueira; e a coordenadora do curso técnico em Informática para internet, Underléia Cabreira Corrêa.

A reitora destacou o papel de inclusão que a EaD possui e seu poder de transformação. “Sabemos dos desafios e esperamos fazer a diferença na vida de vocês”, disse ela aos novos alunos do curso. A pró-reitora de Ensino também destacou a área do curso escolhido pelos estudantes. “É bom termos alunos na EaD que não só vão satisfazer suas demandas pessoais, como também vão preencher a demanda nacional por mão-de-obra”, afirmou.

Durante sua palestra, o coordenador nacional do e-Tec ressaltou a mudança da imagem pela qual a EaD vem passando. “Antes marginalizada e vista com preconceito, essa modalidade está mostrando sua força graças a pessoas como vocês”, disse aos alunos que o assistiam nos polos.

De acordo com Fernando, a educação profissional tem levado muitas pessoas para as salas de aulas. Dados do MEC indicam que os estudantes de EaD tem, na sua maioria, mais de 25 anos. “Observamos que as pessoas que buscam um curso de EaD já trabalham, mas procuram qualificação e melhores salários”, explica.

Para incentivar os alunos a não desistirem do curso, independentemente das dificuldades que possam surgir, Fernando trouxe dados que mostram as vantagens de se fazer um curso técnico. “Pesquisas mostram que profissionais técnicos ganham mais do que graduados. Em alguns estados, técnicos ganham mais do que advogado e médico em início de carreira”, afirmou. Segundo Fernando, quem faz um curso técnico, tem um salário 17% maior do que quem não fez.

O coordenador nacional também informou que, de acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até 2014 o Brasil vai precisar de um milhão de técnicos de informática. “Conforme vocês avançarem no curso, já haverá espaço para vocês atuarem”, destacou para os estudantes do IFSC que ingressaram justo nessa área.

Em sua palestra, Fernando explicou ainda sobre o funcionamento da Rede e-Tec Brasil e as novas perspectivas para o programa. No planejamento do MEC, estão em projetos cursos para profissionais de escolas públicas e cursos de idiomas para formar mão-de-obra para a Copa do Mundo 2014 – que será realizada no Brasil – e para capacitar estudantes a participarem do programa Ciência sem Fronteiras.

Rede e-Tec Brasil

Lançado em 2007, o sistema Rede e-Tec Brasil oferta educação profissional e tecnológica a distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios. Os cursos são ministrados por instituições públicas.

O MEC é responsável pela assistência financeira na elaboração dos cursos, enquanto estados, Distrito Federal e municípios devem providenciar estrutura, equipamentos, recursos humanos, manutenção das atividades e demais itens necessários para a instituição dos cursos.

Atualmente, 44 instituições ofertam 48 cursos pelo e-Tec por meio de 543 polos presenciais em todo o País. A previsão do MEC é fechar 2012 com 800 polos e 225 mil alunos matriculados.

e-TEC no IFSC

Atualmente, o IFSC oferece apenas o curso técnico em Informática para Internet. O curso iniciou nesta segunda-feira (27) sua quarta turma, com 350 alunos matriculados nos polos presenciais em Campos Novos, Itapoá, Gaspar, Otacílio Costa, Santa Cecília, São José e Xanxerê.

Tags: ,