Servidores podem participar do grupo de altos estudos em demandas regionais do IFSC
6. setembro 2012 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Gestão de Pessoas, MatériasPara mapear a demanda e fomentar a oferta de formação em educação profissional e tecnológica, a Pró-Reitoria de Ensino do IFSC irá formar um Grupo de Altos Estudos em Demandas Regionais por Formação Profissional e Tecnológica. O objetivo é captar diferentes olhares sob a demanda por profissionais oriundos do Instituto, promovendo estudos qualitativos e análises quantitativas que auxiliem as decisões estratégicas sobre ofertas educacionais. Os servidores interessados em participar podem se inscrever até 16 de setembro por um formulário on-line (clique aqui).
Para formar a equipe multidisciplinar, a Pró-Reitoria de Ensino busca, prioritariamente, por pesquisadores das áreas de Educação, Ciências Sociais Aplicadas, Matemática e Estatística e Linguística e Comunicação. Mas pesquisadores de outras áreas também poderão integrar o grupo de acordo com suas experiências profissionais e acadêmicas.
Qualquer servidor pode participar, mas o diretor de Estatísticas e Informações Acadêmicas do IFSC, Gustavo Henrique Moraes, alerta que os encontros acontecerão na Reitoria, o que pode dificultar a participação de quem não estiver na região de Florianópolis. “É possível que o grupo estabeleça núcleos – ou formas alternativas de comunicação – em outros câmpus e cidades que apresentarem alto número de servidores interessados no objeto de estudo”, destaca.
Não há um número limitado de vagas. “As necessidades dos estudos e a procura dos interessados é que definirão os nossos limites”, explica o diretor. Se necessário, a seleção será feita por meio dos dados preenchidos no formulário e suas respectivas adequações aos objetivos dos estudos.
Num primeiro momento, quem integrar o grupo não receberá qualquer tipo de remuneração extra. “De acordo com o estabelecimento de parcerias junto ao MEC, existe a possibilidade de, no futuro, oferecermos algumas bolsas para os integrantes do grupo”, afirma Gustavo.
As atividades do grupo não irão compor a carga horária semanal de trabalho dos participantes. “É possível que, em um momento ulterior, o Grupo se cadastre junto ao CNPQ, estabelecendo um projeto de pesquisa e, então, seja computado junto à carga horária dos docentes”, explica Gustavo.
O grupo deverá se reunir uma vez por semana, de 2 a 4 horas na Reitoria, com divisão de estudos por eixos temáticos.
Os servidores interessados devem preencher o formulário on-line até 16 de setembro. O resultado será divulgado até o final do mês.
Confira abaixo os perfis detalhados dos profissionais desejados para formar o grupo:
- Pesquisadores da área de Educação, em especial aqueles que desenvolvem estudos ligados à EPCT;
- Pesquisadores da área de Ciências Sociais Aplicadas, em especial aqueles que trabalham com as bases de dados socioeconômicas oficiais;
- Pesquisadores da área de Matemática e Estatística, em especial aqueles que trabalham com modelos de projeção de indicadores.
- Pesquisadores da área de Linguística e Comunicação, em especial aqueles que trabalham com análises dos discursos veiculados pela mídia.