Ação Cidadania oferece serviços gratuitos à comunidade
21. setembro 2012 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, MatériasNesta sexta-feira (21) o Campus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizou, em parceria com a Comissão OAB Cidadã, o Ação Cidadania. Durante todo o dia, cerca de 30 instituições ofertaram diversos serviços gratuitos à comunidade da Grande Florianópolis.
Os participantes do evento tinham à disposição, em um mesmo local, atendimento jurídico e do Procon Municipal, emissão de documentos, salão de beleza, informações sobre doenças sexualmente transmissíveis e sobre o programa Minha Casa, Minha Vida, verificação da pressão arterial e diabetes, entre outros. Além de todos os serviços, o evento também comemorou o aniversário no IFSC, que completa 103 no próximo domingo, dia 23 de setembro.
O Ação Cidadania também contou com uma série de atividades artísticas e culturais, como apresentações de musica, dança, artes marciais e do canil da Polícia Militar. De acordo com a assessora de Relações Externas do campus, Ângela Regina Polleto, o objetivo principal do evento foi trazer a comunidade para conhecer o campus. “Queremos que a comunidade veja o IFSC como uma opção possível, que venham aqui e percebam que eles podem sim estudar em uma instituição federal e sem pagar nada por isso”, ressalta.
O diretor-geral do Campus Florianópolis, Maurício Gariba Júnior, destaca que o evento tem uma grande inserção social. “Pretendemos atender a comunidade em geral, mas principalmente a comunidade do Maciço do Morro da Cruz, que fica aqui próxima ao campus e que necessita de uma atenção especial”, explica.
Durante a manhã, os serviços mais procurados foram a emissão da carteira de identidade e o espaço da beleza. A técnica de enfermagem Evelise Elvira de Souza, de 29 anos, trouxe a sobrinha Schauane e o filho Kauan para fazerem o documento. Moradora do bairro Tapera, Evelise ficou sabendo do evento por meio de uma amiga que estuda no IFSC. “Aproveitamos que o serviço está sendo ofertado aqui, que o acesso é mais fácil. Pena que não posso aproveitar as outras atividades porque tenho que ir trabalhar”, revela.