Biblioteca Campus Lages celebra a Revolução Farroupilha com atividades
25. setembro 2012 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Lages, Matérias“Revolução Farroupilha” é a nova exposição da biblioteca do Campus Lages do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A atividade deste mês do projeto de extensão “Arte e Cultura na Biblioteca” contará com apresentações artísticas e debates, além de exposições de objetos rústicos e antigos sobre a história da Revolução Farroupilha, os quais foram cedidos pelas empresas Mezzalira e Pousada Aza Verde. A quinta exposição dessa iniciativa da biblioteca poderá ser conferida pelo público até o dia 30 de setembro.
A Revolução Farroupilha iniciada em 20 de setembro de 1835, e que durou cerca de 10
anos, envolveu sucessivos combates. Entre as medidas conquistadas, os farrapos introduziram repercutindo revolucionárias práticas democráticas, tais como a instituição da Assembleia Constituinte e o sistema eleitoral baseado no sufrágio universal, com voto obrigatório e apuração perante o povo reunido.
A bibliotecária e coordenadora do projeto de extensão, Marcia Medeiros de Lima, afirma que é preciso aproveitar a oportunidade desse movimento. “Criamos uma maneira agradável de narrar essas histórias e despertar o senso crítico sobre o sistema político-social, principalmente neste período em que todos os cidadãos precisam eleger seus representantes na afirmação de seus direitos e deveres” explica.
Estão previstas várias atividades durante a semana de exposição. Nesta terça-feira (25), às 19h, ao som de músicas típicas gaúchas, Robson Andrade contará causos sobre a revolução gaúcha. No dia seguinte, às 16h, o jornalista Olivete Salmória fará um debate sobre direitos e deveres. Durante todos os dias de exposição também haverá roda de chimarrão e doces típicos da região como orelha de gato, bolo frito e rosca de coalhada.
O horário de funcionamento da biblioteca do Campus Lages para visitação é de 2ª a 6ª, das 13h às 22h.