Egressos do IFSC participam de Campeonato de Coquetéis

2. outubro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Eventos, Matérias

Criatividade, técnica, aroma, apresentação e sabor. Não foi fácil para 16 participantes do I Festival 4 de outubro, campeonato de coquetéis organizado pela Associação Catarinense de Barmen (ACB), impressionarem os jurados. A disputa foi realizada nesta segunda-feira (01) em comemoração ao Dia Internacional do Bartender, celebrado em 4 de outubro, no auditório do Campus Florianópolis-Continente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Dois ex-alunos do IFSC, egressos do campus que sediou o campeonato, participaram do festival.

Única mulher do campeonato, Sofia Maria Estefano Rosa terminou o curso técnico de Serviço de Restaurante e Bar do Campus Florianópolis-Continente do IFSC no ano passado. A chef já trabalhava na área de eventos e gastronomia antes de estudar no Instituto. Mas foi no curso que aprendeu toda a parte de coquelaria que a permitiu participar pela primeira vez de um campeonato de coquetéis. “Adorei o curso, pude aperfeiçoar meus conhecimentos e, o fato do festival ser aqui no campus, fez com que eu me sentisse em casa”, contou.

O IFSC serviu, inclusive, de inspiração para a participante de 35 anos. Ao pensar num coquetel para apresentar no festival, a agora também barwoman elaborou uma bebida que tivesse as cores do IFSC. “Quis criar um drinque com vermelho e verde por essas também serem as cores do estado de Santa Catarina e da logomarca da Associação Catarinense de Barmen”, explica Sofia. A mistura de espumante, creme de menta e cereja deu origem ao Coquetel Santa Catarina.

O espumante era ingrediente obrigatório na preparação dos coquetéis. Mas o restante da mistura variou bastante de acordo com a criatividade de cada participante. O bartender Simas Perrone, de 27 anos, resolveu utilizar bergamota, bagas de pimenta, manjericão e suco de grape fruit no seu drinque chamado Santa Bela Catarina.

Egresso do curso técnico de Serviço de Restaurante e Bar do IFSC, Simas gostou de ter estudado no Campus Florianópolis-Continente, mesmo já estando atuando no mercado há quatro anos. “O curso me deu mais experiência, mais teoria”, afirmou. Esse foi o terceiro festival do qual Simas participou. “Gosto dos campeonatos por adquirir experiência e fazer novas amizades”, destacou.

Parceria com IFSC

A diretora-geral do Campus Florianópolis-Continente, Nelda Plentz de Oliveira, conta que o IFSC foi escolhido para sediar o festival por uma indicação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – SC (Abrasel-SC), que já é parceira do Instituto. “Achamos interessante, pois os participantes do campeonato fazem parte do nosso público-alvo e foi uma forma de divulgarmos nosso campus”, ressaltou.

Foi com muita satisfação que a diretora viu a participação de ex-alunos do IFSC no campeonato. “Ainda temos como alunos muitos curiosos que acabam não seguindo a profissão. Então quando vemos egressos que seguiram no mercado de trabalho do curso é a concretização de um sonho, pois mostra que estamos cumprindo nossa missão”, destacou.

Após o término do campeonato, os competidores e organizadores do festival participaram de uma ambientação no campus, em que os alunos dos cursos técnicos em Cozinha e em Serviço de Restaurante e Bar colocaram em prática o que aprendem em sala de aula. Os estudantes de Cozinha serviram pequenas porções de comida (finger food). Já os alunos do curso técnico em Serviço de Restaurante e Bar fizeram o serviço de banquetes no evento.

Sobre o festival

Foi a primeira vez que a Associação Catarinense de Barmen (ACB) promoveu um festival com premiação em dinheiro. O primeiro lugar recebeu R$ 500,00, o segundo lugar ficou com R$ 300,00 e o terceiro lugar ganhou R$ 200,00 – além de troféus entregue aos três primeiros colados.

O coquetel apresentado tinha que ser à base de espumante. Os participantes tinham até seis minutos para preparar quatro taças de coquetel com até oito ingredientes. Entre os critérios da avaliação, estavam a postura do competidor, a execução do coquetel e a técnica utilizada. Um júri técnico formado por três profissionais e outros três degustadores – entre eles, o professor do Campus Florianópolis-Continente, Jucélio Kulmann de Medeiros -, avaliou os drinques e escolheu as melhores bebidas.

O presidente da ACB, Pedro Castillos, ficou impressionado com o nível dos competidores. “Fiquei surpreso com a qualidade dos drinques apresentados”, comentou. Em relação ao mercado de trabalho, Pedro afirmou que é bem competitivo, mas que ainda são poucos os profissionais na área. “Estamos ganhando força, mas ainda temos um longo caminho a percorrer”, disse.

Confira abaixo os vencedores do campeonato:

1º lugar José Henrique Acosta Gurvitz
Nome do coquetel: Lord Baby