Alunos do Campus Jaraguá do Sul apresentam projeto na FEMMIC 2012

9. outubro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Eventos, Matérias

O trabalho científico de dois alunos do quarto módulo do curso técnico em Química na modalidade integrado do Campus Jaraguá do Sul do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) ficou em 1º lugar geral na 11ª Feira de Ciências e 2ª Mostra de Iniciação Científica (FEMMIC). Este foi o único projeto selecionado de Santa Catarina. Mauricio Antônio Goetten e Jean Carlos Viccari Pereira apresentaram, na categoria ensino médio técnico, o projeto “Padrões de Consumo de Álcool entre estudantes do ensino médio do município de Jaraguá do Sul” no Campus Catu do Instituto Federal da Bahia (IFBA) no final de setembro.

Ao todo, 175 projetos de 16 estados, incluindo o Distrito Federal, inscreveram-se na FEMMIC 2012. O projeto de Maurício e Jean, bolsistas de Iniciação Científica Júnior do CNPq, foi realizado a partir da unidade curricular “Conectando Saberes“ da primeira fase do curso. Essa disciplina tem como objetivo trabalhar a interdisciplinaridade por meio da pesquisa por meio de projetos temáticos distintos para cada ano do curso. Sob orientação do professor Mário Cesar Sedez, o projeto premiado dos alunos do campus foi elaborado na primeira fase do curso, que tem como tema “Sociedade e Meio Ambiente”.

A proposta do projeto científico dos alunos era identificar padrões de consumo de álcool entre mil estudantes de 14 a 18 anos do ensino médio de instituições públicas e privadas no município de Jaraguá do Sul, bem como os fatores que induzem esses adolescentes a iniciar o uso de bebidas alcoólicas. Segundo Mauricio Antônio Goetten, de 16 anos, o resultado da pesquisa e a aplicação do questionário foram preocupantes. “O projeto atestou a baixa idade dos consumidores de álcool e o fácil acesso de bebidas impulsionadas na maioria das vezes pelos próprios pais. Além disso, o projeto contribui para a criação e fomentação de políticas que realmente surtem efeitos em Jaraguá do Sul e região”, diz.

O aluno afirma que está orgulhoso por ter participado do evento. “Além de irmos na FEMMIC pela primeira vez com transporte aéreo, diárias e hotel incluso unicamente para nós três, essa foi a segunda vez que nosso projeto é premiado em 1º lugar”, destaca o aluno que deseja fazer engenharia química após o término do curso técnico.

A estreia do campus e de Maurício e Jean na FEMMIC ocorreu após a 1º colocação do projeto na 1ª Feira Interdisciplinar de Iniciação Científica de Jaraguá do Sul, realizada em 2011, no Campus Jaraguá do Sul, na modalidade projetos da categoria ensino médio, médio integrado e ensino técnico de nível médio. O trabalho dos alunos também foi o único de Santa Catarina selecionado para a 27ª Edição da MOSTRATEC, maior feira científica de ensino médio do país, que será realizada entre os dias 22 e 27 de outubro de 2012 na cidade de Novo Hamburgo (RS).

Para o coordenador do curso técnico integrado em química do campus, Clodoaldo Machado, a participação de projetos científicos em eventos em âmbito nacional reforça a importância da pesquisa na construção dos conhecimentos necessários para o exercício profissional. “A apresentação dos alunos nesses eventos demonstra o potencial que possuem para o desenvolvimento de novos processos e produtos, bem como para a continuidade da formação acadêmica deles”, explica.

O coordenador do curso está otimista em relação ao futuro do projeto. “Esse projeto pode ser aplicado em outras instituições, podendo ser estendido à rede do IFSC, marcadamente naqueles campi que possuem curso na modalidade integrado implantados ou em fase de implantação”, declara.

Tags: ,