Tem um curso para você: técnico subsequente
11. outubro 2012 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: MatériasTambém conhecidos como curso técnico “pós-médio”, o curso técnico subsequente abre oportunidades no mercado de trabalho para quem já completou o ensino médio e quer se especializar em alguma área do conhecimento. Nesta semana, a série “Tem um curso pra você” apresenta esta modalidade de curso e mostra quais são as opções disponíveis no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) no processo seletivo de 2013/1.
Voltado para pessoas que têm a partir de 18 anos, os cursos técnicos subsequentes permitem que quem tem o ensino médio completo conquiste uma melhor colocação profissional. Diferentemente dos cursos técnicos integrados, quem faz um curso técnico subsequente tem contato apenas com matérias profissionalizantes durante a sua formação.
Além disso, o caráter prático dos cursos técnicos subsequentes é um diferencial em relação a, por exemplo, quem pensa em procurar uma graduação e não um curso técnico. “Os cursos técnicos possuem uma ênfase na parte prática que é o diferencial em relação a outros cursos que também exigem o ensino médio completo. E é por essa ênfase na prática que quem se forma no curso consegue facilmente uma posição no mercado de trabalho”, explica o diretor de Ensino do IFSC, Paulo Wollinger.
Outro diferencial dos cursos subsequentes é a metodologia de ensino utilizada pelos professores. Como os alunos possuem, em média, 25 anos de idade, os temas e os exemplos tratados em sala de aula e nos laboratórios procuram aproximar o dia a dia estudante e o conhecimento que está sendo construído.
Com duração de dois a quatro semestres – dependendo do curso escolhido –, o curso técnico subsequente permite que seus alunos participem de projetos de pesquisa e projetos de extensão. Desse modo, a formação do aluno torna-se mais ampla e diversificada.
Entre as principais razões que levam os estudantes a ingressar num curso técnico subsequente estão a necessidade de qualificação para o atual emprego, a vontade de mudar de área profissional e a curta duração do curso em comparação com outras modalidade, como a graduação. Veja abaixo alguns casos de alunos do IFSC que escolheram o curso técnico subsequente para melhorar de vida.
Melhor colocação profissional
Estudante do curso de Biotecnologia do Campus Lages, o funcionário público Anderson Gonçalves escolheu o curso subsequente pela afinidade pessoal com a área e pelo turno em que ele é oferecido. “Trabalho o dia todo e queria estudar de noite, por isso escolhi o curso de Biotecnologia, que tem muito mercado aqui na região”, afirma.
Para Anderson, a formação técnica no IFSC deverá dar uma nova guinada em sua atuação profissional. “Ao me formar, quero tentar um concurso público na área ou, quem sabe, abrir meu próprio negócio voltado para os conhecimentos agropecuários relacionados ao curso”, conta.
Assim como Anderson, a estudante Maria Bernadete Pereira do curso técnico subsequente em Segurança do Trabalho, do Campus Florianópolis, também espera que a nova formação abra portas para sua vida profissional. “O curso tem uma excelente aceitação no mercado e é muito dinâmico, o que condiz com meu estilo. Estou gostando muito”, diz.
Atualmente trabalhando com o vigilante, Maria conta que o curso está proporcionando um ótimo aprendizado, mesmo após muito tempo longe da sala de aula. “Fiquei 15 anos sem estudar e agora estou aproveitando cada momento, me qualificando para conseguir um novo emprego ao final do curso”.
Cursos subsequentes no IFSC
O IFSC possui 39 cursos na modalidade subsequente, os quais são ofertados em 14 campi da instituição. Com duração entre dois e quatro semestres, a carga horária dos cursos subsequentes varia entre 800 e 2000 horas. Veja abaixo os cursos com inscrições abertas neste processo seletivo e que iniciam no primeiro semestre de 2013:
Campus Chapecó
Técnico Subsequente em Eletroeletrônica (Noturno) – 40 vagas
Técnico Subsequente em Mecânica (Noturno) – 40 vagas
Campus Criciúma
Técnico Subsequente em Edificações (Noturno) – 36 vagas
Técnico Subsequente em Eletrotécnica (Noturno) – 36 vagas
Campus Florianópolis
Técnico Subsequente em Agrimensura (Matutino) – 24 vagas
Técnico Subsequente em Agrimensura (Noturno) – 24 vagas
Técnico Subsequente em Edificações (Matutino) – 24 vagas
Técnico Subsequente em Edificações (Noturno) – 24 vagas
Técnico Subsequente em Eletrônica (Noturno) – 30 vagas
Técnico Subsequente em Eletrotécnica (Noturno) – 32 vagas
Técnico Subsequente em Informática (Vespertino) – 25 vagas
Técnico Subsequente em Manutenção Automotiva (Matutino) – 26 vagas
Técnico Subsequente em Mecânica (Vespertino) – 28 vagas
Técnico Subsequente em Mecânica (Noturno) – 28 vagas
Técnico Subsequente em Meio Ambiente (Noturno) – 30 vagas
Técnico Subsequente em Meteorologia (Matutino) – 26 vagas
Técnico Subsequente em Saneamento (Noturno) – 24 vagas
Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho (Noturno) – 32 vagas
Campus Florianópolis-Continente
Técnico Subsequente em Eventos (Noturno) – 36 vagas
Técnico Subsequente em Guia de Turismo (Matutino) – 36 vagas
Técnico Subsequente em Gastronomia (Vespertino) – 36 vagas
Técnico Subsequente em Panificação e Confeitaria (Matutino) – 36 vagas
Campus Geraldo Werninghaus (em Jaraguá do Sul)
Técnico Subsequente em Eletrotécnica (Vespertino) – 32 vagas
Técnico Subsequente em Eletrotécnica (Noturno) – 32 vagas
Técnico Subsequente em Mecânica Industrial (Vespertino) – 32 vagas
Técnico Subsequente em Mecânica Industrial (Noturno) – 32 vagas
Campus Jaraguá do Sul
Técnico Subsequente em Malharia (Vespertino) – 35 vagas
Técnico Subsequente em Malharia (Noturno) – 35 vagas
Técnico Subsequente em Produção e Design de Moda (Noturno) – 35 vagas
Técnico Subsequente em Vestuário (Vespertino) – 35 vagas
Campus Joinville
Técnico Subsequente em Enfermagem – Vespertino – 24 vagas
Campus Lages
Técnico Subsequente em Biotecnologia (Noturno) – 40 vagas
Campus Palhoça- Bilíngue
Técnico Subsequente em Materiais Didáticos Bilíngue Libras/Português (Vespertino) – 32 vagas
Campus São José
Técnico Subsequente em Refrigeração e Climatização (Noturno) – 32 vagas
Técnico Subsequente em Telecomunicações com Ênfase em Redes de Computadores (Noturno) – 32 vagas
Campus Xanxerê
Técnico Subsequente em Fabricação Mecânica (Noturno) – 40 vagas
Como se inscrever
As inscrições para cursos técnicos e de graduação do IFSC estão abertas até 11 de novembro e devem ser feitas pelo site www.ingresso.ifsc.edu.br. Os campi do IFSC também disponibilizam computadores para quem desejar fazer a inscrição no local.
A taxa de inscrição é de R$ 30 para cursos técnicos e de R$ 40 para cursos de graduação. Para os cursos Proeja/Técnicos a inscrição é gratuita. Doadores de sangue e candidatos impossibilitados financeiramente podem solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição até 15 de outubro.
O exame de classificação para cursos técnicos será em 25 de novembro. Já a prova de vestibular para os cursos de graduação será realizada em 9 de dezembro. No caso dos cursos Proeja/Técnicos a seleção é por sorteio.
A divulgação dos aprovados sai em 20 de dezembro. Quem for aprovado, ingressará nos cursos do IFSC no primeiro semestre de 2013.
Os editais completos com todas as vagas estão disponíveis no site www.ingresso.ifsc.edu.br. Mais informações podem ser obtidas no telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.