Projeto de extensão aproxima o campus da comunidade

19. outubro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Matérias

Bater de porta em porta para divulgar o Instituto para mil famílias carentes do município de Araranguá. Esse é o projeto de extensão “Pé no Bairro” – uma iniciativa inédita do Campus Araranguá, iniciado no dia 11 de outubro. Além do responsável pelo trabalho, o servidor Sérgio Donisete Araújo, três professores do campus divulgaram os cursos nos bairros Divinéia e Lagoão, próximos ao Instituto.

Trazer a comunidade vizinha do IFSC para dentro do campus é o principal objetivo do projeto. Sérgio explica que a maioria alunos que estudam no campus vêm de outras cidades. “Como a mídia não chega nos bairros considerados de baixa renda de Araranguá, os vizinhos do campus não sabem o que e para quem o Instituto trabalha”, afirma.

Sérgio acrescenta que esse novo desafio tem um elevado alcance sócio educacional, aproximando os cidadãos da escola. “As famílias comentavam que viam o muro do campus e davam meia volta, pois achavam que era só pra gente rica e bem vestida”, destaca o assistente em administração, lembrando da felicidade das 500 famílias visitadas pelo grupo em saber a oportunidade que sempre tiveram ao alcance.

Até ser concretizado, o Pé no Bairro passou por várias etapas: a elaboração do projeto; a escolha da bolsista do curso de licenciatura em Física (aluna Tamara Ferreira da Silva) e reunião com o presidente da associação de moradores dos bairros. Já as próximas ações sociais incluem uma nova reunião com a associação, convite para as famílias dos bairros participarem das próximas visitas, nova divulgação a pé nas casas ainda não visitadas e confraternização com os moradores.

A partir do dia 9 de dezembro, data que encerra o projeto, Sérgio espera que o IFSC comece a ser visto como uma instituição acessível a todos. “Esperamos que esse trabalho sirva como modelo para novas iniciativas que fazem emergir análises críticas da realidade, responsabilidade coletiva, educação para cidadania e construção de uma agenda de interesse coletivo, em busca de proposições que visem o saneamento de ordem social e comunitária”, diz.

Tags:

2 comentários até o momento. em "Projeto de extensão aproxima o campus da comunidade"

1. Raphael T. Gerba disse:

Parabéns pela iniciativa, é de ações como esta que precisamos!

2. Mário Cesar Sedrez disse:

Parabéns Sérgio e equipe
    Taí mais um exemplo a ser seguido por todos os Campi.
    Sucesso no desafio.
    Prof. Mário