Tem um curso para você: cursos de graduação

1. novembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Chapecó, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus São José, Matérias

Se você já possui o Ensino Médio completo e agora busca uma formação superior, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) tem um curso para você. São ofertados diversos cursos de graduação em três graus de formação: as licenciaturas, os bacharelados e os cursos superiores de tecnologia. Entenda abaixo as diferenças entre eles.

Licenciatura

São cursos superiores destinados à formação de professores para atuar na Educação Básica. Os formandos desses cursos podem dar aulas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, em escolas públicas ou particulares. Inclui-se também no campo de trabalho desses profissionais a Educação Profissional e Tecnológica. Os cursos têm duração média de 3 a 4 anos.

Bacharelado

São cursos superiores generalistas, de formação científica, humanística ou artística, que formam profissionais que atuam em diversas atividades relacionadas a sua formação. Por serem mais abrangentes, a área de atuação dos formandos nessa modalidade é maior. Possuem duração de 3 a 6 anos. No IFSC, os cursos ofertados dessa modalidade são as engenharias.

Curso superior de tecnologia

São graduações de formação especializada em áreas científicas e tecnológicas, com um maior aprofundamento para o desempenho de atividades relacionadas ao eixo tecnológico escolhido. São também conhecidos como tecnólogos e têm duração de média de 3 a 4 anos.

Cursos de graduação disponíveis

Confira abaixo os cursos de graduação ofertados no processo seletivo 2013.1, que está com inscrições abertas até 11 de novembro:

Campus Araranguá
Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Física ( Matutino) – 18 vagas

Campus Chapecó
Engenharia de Controle e Automação (Matutino) – 18 vagas

Campus Florianópolis
Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios (Noturno) – 12 vagas
Superior de Tecnologia em Design de Produto (Diurno) – 12 vagas
Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação (Noturno) – 12 vagas
Superior de Tecnologia em Radiologia (Noturno) – 13 vagas
Superior de Tecnologia em Sistemas de Energia (Noturno) – 16 vagas
Superior de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos (Diurno) – 18 vagas
Engenharia Elétrica (Integral) – 20 vagas
Engenharia Eletrônica (Integral) – 20 vagas
Engenharia Mecatrônica (Integral) – 20 vagas

Campus Florianópolis-Continente
Superior de Tecnologia em Gastronomia (Matutino) – 18 vagas
Superior de Tecnologia em Hotelaria (Matutino) – 18 vagas

Campus Geraldo Werninghaus (em Jaraguá do Sul)
Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica (Noturno) – 18 vagas

Campus Jaraguá do Sul
Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Física (Vespertino) – 18 vagas

Campus Joinville
Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar (Noturno) – 20 vagas
Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial (Noturno) – 20 vagas

Campus São José
Engenharia de Telecomunicações (Integral) – 16 vagas
Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Química (Vespertino) – 18 vagas

Como se inscrever

As inscrições para cursos técnicos e de graduação do IFSC estão abertas até 11 de novembro e devem ser feitas pelo site www.ingresso.ifsc.edu.br. Os campi do IFSC também disponibilizam computadores para quem desejar fazer a inscrição no local. A taxa de inscrição é de R$ 30 para cursos técnicos e de R$ 40 para cursos de graduação.

O exame de classificação para cursos técnicos será em 25 de novembro. Já a prova de vestibular para os cursos de graduação será realizada em 9 de dezembro. No caso dos cursos Proeja/Técnicos a seleção é por sorteio.

Os editais completos com todas as vagas estão disponíveis no site www.ingresso.ifsc.edu.br. Mais informações podem ser obtidas no telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.

Tags: