Mostra de Arte e Cultura integra alunos e servidores do IFSC

5. novembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, Matérias

Proporcionar uma formação cidadã para os estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Este é o objetivo do Didascálico – Mostra de Arte e Cultura do IFSC, que começou nesta segunda-feira (05) e vai até sexta-feira (09) no Campus Florianópolis, com apresentações artísticas e culturais, todas gratuitas e abertas também à comunidade externa. Com o tema “Transmitindo Arte e Cultura”, a edição deste ano do evento homenageia os 90 anos do rádio e traz um expressivo crescimento no número de atividades e na participação tanto de alunos quanto de servidores da instituição.

Na abertura do evento realizada nesta manhã, a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, destacou que o Didascálico é um espaço consolidado por meio do trabalho de muitos servidores do Campus Florianópolis. “Queremos estruturar esse trabalho e dar mais apoio institucional a iniciativas na área artística, tornando o coral, a orquestra e o grupo de teatro atividades institucionais”, afirmou. Segundo Maria Clara, dessa forma, todos os envolvidos – alunos e servidores – terão uma melhor infraestrutura a sua disposição e poderão contar com maior apoio logístico da instituição para realização das suas atividades.

O diretor-geral do Campus Florianópolis, Mauricio Gariba Júnior, ressaltou que a formação do instituto federal precisa ir além da parte técnica e científica, passando também pela cultura e pelo esporte. “O Didascálico é um importante momento de integração entre alunos e servidores e que precisa ser ampliado para os demais campi do IFSC, possibilitando a todos a convivência com atividades artísticas”, disse.

90 anos do Rádio

A 11ª edição do evento tem como tema o Rádio, em comemoração aos 90 anos da primeira transmissão do Rádio no Brasil. Para celebrar a data, o hall do Campus Florianópolis foi decorado com base no tema e o público pode conferir uma exposição do equipamento, além de tirar fotos e deixar recados.

Na tarde desta segunda-feira, uma mesa-redonda foi organizada para discutir o tema da edição. Participaram do debate a coordenadora-geral da Rádio Comunitária Campeche, Aline Maciel; o servidor da Reitoria do IFSC, locutor e administrador da Rádio Animix, Fernando Ribas; o apresentador da Rádio Cultura AM de Florianópolis, Julião Ayrton Ribas Goulart; e o servidor da Reitoria e coordenador da TV IFSC, Paulo Tavares.

Na primeira parte da discussão, a coordenadora-geral da Rádio Comunitária Campeche, Aline Maciel, contou a história da rádio do Sul de Florianópolis e como funciona a sua estrutura. A também apresentadora ressaltou a participação da comunidade para fazer a rádio funcionar. “Na nossa rádio, não precisa ter formação em comunicação, basta ter vontade de fazer a rádio funcionar”, afirmou.

O servidor do IFSC, Fernando Ribas, também fez uma apresentação sobre a Rádio Animix
, que funciona on-line e promove a difusão da cultura japonesa. “A rádio permitiu mostrar que existem mais opções culturais e ainda facilitou o encontro de pessoas com interesse comum”, disse.

Já os convidados Julião Ayrton Ribas Goulart e Paulo Tavares focaram mais na história do rádio. Tavares destacou que, apesar das mudanças na forma de fazer rádio, o que muda é a mídia. E propôs uma reflexão à plateia: “Tudo isso é arte!”. O apresentador da Rádio Cultura complementou a discussão sobre o que o rádio pode representar: “O rádio é uma família”, disse.

A intenção da mesa-redonda foi discutir “Rádio e Comunicação: ontem e hoje”. O público presente acompanhou apresentações sobre rádios tradicionais AM e rádios on-line. Ao final da mesa-redonda, os participantes também puderam interagir com os convidados.

Programação

A professora e coordenadora do evento, Tânia Meyer, destaca que este ano houve um crescimento significativo da participação dos alunos no evento, inclusive com a volta do Grêmio Estudantil à comissão organizadora do Didascálico. A representante do Grêmio e estudante do curso técnico integrado em Química, Paula Silva Ribeiro, endossou a importância do evento para os alunos: “O Didas é nosso. Temos que aproveitar muito esse momento no campus”, afirmou.

Também cresceu a participação de servidores e comunidade externa na Mostra. “Houve um aumento no número de atividades culturais ou artísticas realizadas pelos servidores e a comunidade externa também auxiliou na organização do evento”, contou Tânia.

E alguns servidores vão além de ajudar na organização do evento e aproveitam a Mostra para mostrar seus talentos. Esse é o caso do professor José Bourcheid que se apresenta na sexta-feira, às 17h30. Em parceria com o ex-aluno do IFSC ,Luís Malheiros, o professor tocará músicas gauchescas . A dupla irá tocar com violão e acordeão.

Todas as atividades do Didascálico são gratuitas e abertas ao público. Não é necessário fazer inscrição. Para conferir a programação completa, clique aqui.

O Didascálico é realizado pela Pró-reitoria de Extensão e Relações Externas, pela Direção-Geral, Coordenadoria de Atividades Artísticas e Grêmio Estudantil do Campus Florianópolis e Grupo Teatral Boca de Siri, também do campus. A seção sindical do IFSC do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Federal (Sinasefe-SC) e o Curso Livre de Técnica Vocal Aplicada ao Rock apoiam o evento.

Tags: