Professor do Campus Araranguá participa do 12º Festival de Formas Animadas

5. novembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Notas

O professor e pesquisador em teatro Emerson Cardoso Nascimento do Campus Araranguá participou do 9º Seminário de Estudos de Formas Animadas – evento paralelo a programação do 12º Festival de Formas Animadas da SCAR/UDESC, realizada na primeira semana de outubro, em Jaraguá do Sul. Em meio a espetáculos de companhias do Brasil, Argentina e Espanha, o seminário, que teve como tema “Ensino e formação artística no teatro de formas animadas”, contou com a presença de pesquisadores de diversas Instituições e Universidades, como: UDESC, USP, UnB, UNESP, UFPA, UEL, UFG, UFU, UFMA, UFPE, Universidad Nacional de San Martín (Unsam) – Argentina e Instituto de Teatro Alternativo e de Marionetes de Praga – República Tcheca.

Os trabalhos de pesquisa dos participantes foram reunidos na revista “Móin-Móin N. 9” – uma das únicas publicações em circulação no Brasil sobre o assunto. Durante as discussões do seminário, Emerson lançou seu artigo “O sentido de experiência na prática do teatro de sombras com educadores”.

Para o professor, o evento foi um momento para divulgar e destacar a importância dos Institutos Federais em trabalhos de pesquisa e extensão relacionados às artes cênicas. “Foi possível observar a carência que temos em cursos técnicos relacionados à área teatral, mais precisamente sobre a formação de atores e até mesmo de técnicos em iluminação, sonorização e cenografia”, acrescenta.

Leia aqui o artigo do professor Emerson.

Tags: ,