Projeto estimula prevenção do câncer de mama em Joinville

9. novembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

Durante o mês de outubro, quem circulou no espaço próximo à cantina do Campus Joinville pôde visualizar uma decoração diferenciada. Produzidos pelas estudantes do terceiro módulo do curso técnico em Enfermagem, diversos cartazes afixados nas paredes traziam informações relacionadas ao câncer de mama e à importância da sua prevenção. A iniciativa foi resultado de um projeto da disciplina Saúde da Mulher e procurou reforçar o Outubro Rosa, uma campanha mundial de combate ao câncer de mama entre as mulheres.

Segundo a professora Juraci Maria Tischer, que coordenou o projeto, o objetivo foi trazer o máximo possível de informações tanto às alunas quanto aos demais estudantes e servidores do campus. “O câncer de mama tem 95% de chance de cura se for descoberto com antecedência, por isso é importante conscientizarmos a população, inclusive os profissionais da área da saúde que estamos formando no nosso curso”, conta.

Os cartazes e outros materiais elaborados pelas alunas explicavam desde o que é o câncer até como realizar o autoexame. Além disso, centenas de laços cor de rosa – símbolo do combate ao câncer de mama – foram confeccionados e distribuídos pelas estudantes de Enfermagem. “Inclusive os homens receberam laços, afinal eles também têm que cuidar das suas parceiras”, explica a professora.

Uma das alunas envolvidas na produção dos materiais foi Jeize Severiana, que elaborou um cartaz explicando a estrutura da mama. “Como futura técnica em Enfermagem, foi muito importante conhecer esse assunto com mais profundidade”, afirma.

Já para a estudante Loreni de Almiron, cujo trabalho explicava os tipos de tratamento, o projeto foi importante para estimular o interesse das próprias alunas. “Muitas vezes nós mesmas evitamos o assunto e, ao trazer o tema para a aula, nós aprendemos e temos a oportunidade de ajudar quem tem dúvidas”, diz.

Clique aqui e confira mais informações sobre o câncer de mama na página do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.