Inscrições abertas para editais de pesquisa

12. novembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão de Pessoas, Matérias, Reitoria

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) está com inscrições abertas até 30 de novembro para dois editais de pesquisa voltados aos servidores do IFSC. O primeiro irá selecionar propostas de Prospecção Tecnológica por Grupos de Pesquisa. Já o edital do inventor trata da seleção de invenções para busca de anterioridade e elaboração de patentes.

O chefe do Departamento de Inovação e Assuntos Internacionais do IFSC, Luiz Henrique Castelan Carlson, explica que enquanto o edital de prospecção tecnológica busca potencializar as pesquisas em desenvolvimento, o edital do inventor tem como foco tecnologias resultantes das atividades de pesquisas já realizadas ou em estágio avançado. “Na verdade, um edital acaba estimulando o outro, uma vez que o objetivo da prospecção tecnológica é incentivar e direcionar a pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias que possam gerar patentes no futuro”, diz.

Edital de Prospecção Tecnológica

É a primeira vez que a PRPPGI lança um edital dessa modalidade. A seleção é direcionada aos Grupos de Pesquisa do IFSC que poderão ser contemplados com um serviço de apoio a Prospecção Tecnológica.

A Prospecção Tecnológica permite verificar o atual estado da técnica e as tendências tecnológicas relacionadas a um determinado problema tecnológico. A intenção é auxiliar o Grupo de Pesquisa no estabelecimento de um ponto de partida ou redirecionamento para a sua atual pesquisa.

Serão concedidas até cinco Prospecções Tecnológicas realizadas por uma empresa especializada na área. Os contemplados receberão apoio técnico no desenvolvimento da Prospecção Tecnológica e, ao final, a empresa entregará um relatório técnico.

Clique aqui para acessar o edital de Prospecção Tecnológica.

Edital do Inventor

Este edital está focado no apoio aos servidores interessados em proteger suas invenções por meio da propriedade intelectual. O objetivo é selecionar invenções de pesquisadores do IFSC para a realização de buscas de anterioridade e elaborações de pedidos de patente. Serão concedidas até sete buscas de anterioridades e até sete elaborações de pedidos de patentes realizadas por uma empresa especializada na área.

O chefe do Departamento de Inovação e Assuntos Internacionais do IFSC destaca que a patente é um reconhecimento da capacidade da Instituição em gerar novas tecnologias. “Ao contrário do que muitos acham que a patente limita a transferência de tecnologia, na verdade, ela potencializa o seu licenciamento para as empresas”, explica.

A primeira edição do edital do inventor – lançada há um ano – proporcionou a identificação de três tecnologias geradas no IFSC e que estão em processo de solicitação de patente – sendo elas dos campi Xanxerê e Florianópolis. A previsão é que até o final deste mês seja feito o depósito das patentes, que marca a data de prioridade de uso da tecnologia.

Clique aqui para acessar o edital do inventor.

Prazos

Os servidores interessados em participar dos editais devem fazer a inscrição até 30 de novembro. A análise das propostas será feita de 3 a 7 de dezembro. Já a divulgação do resultado final será em 11 de dezembro.

Para tirar dúvidas ou obter mais informações, entre em contato com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação pelo telefone (48) 3877 9053 ou pelo email inovacao@ifsc.edu.br.

 

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.