Campus Florianópolis participa do projeto Profissões do Futuro

13. novembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, Matérias

Na manhã desta terça-feira (12), alunos do Campus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) participaram do projeto Profissões do Futuro, realizado pelo Portal Its. O encontro teve como objetivo discutir sobre as profissões que serão destaque no futuro. Cerca de 350 estudantes lotaram o ginásio do campus para escutar sobre oportunidades no mercado de trabalho.

Na primeira palestra,o professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Alexandre Magno da Paula Dias, falou sobre a origem e as aplicações do petróleo para apresentar o curso de Engenharia de Petróleo oferecido pela Udesc, o único do tipo em Santa Catarina. O professor destacou que há uma alta demanda do mercado por profissionais dessa área e traçou o perfil desse profissional. “É preciso ser empreendedor, ter capacidade de trabalhar em equipe, gostar de matemática e física, ter responsabilidade sócio-ambiental e ter uma forte formação técnica e científica”, disse.

Na sequência, o colunista da Revista Its, Anderson Gross, fez uma apresentação sobre profissões do futuro. O palestrante mostrou caminhos que os jovens podem traçar para aproveitar as atuais qualificações no novo mercado de trabalho. “Temos três movimentos para os quais vocês devem ficar atentos: o consumo interno, a Copa do Mundo e as Olimpíadas que serão realizadas no Brasil”, afirmou.

O colunista comentou sobre áreas que terão alta demanda de mão-de-obra em função desses eventos e destacou as oportunidades para quem quiser estudar no exterior. “O Governo Federal está dando bolsas de estudo, mas para isso é preciso ter um bom nível de inglês e valorizar o desempenho escolar, já que é preciso ter também um bom histórico acadêmico”, ressaltou ao lembrar do programa Ciência sem Fronteiras, do qual o IFSC já participa.

A abertura do evento contou com a presença da reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, e do diretor-geral do Campus Florianópolis, Maurício Gariba Júnior. A dirigente do IFSC aconselhou os estudantes a aproveitarem a oportunidade. “É importante que vocês participem de momentos como esse, pois temos a preocupação de que vocês não tenham apenas a formação técnica na nossa instituição, mas também a formação cidadã”, disse Maria Clara aos estudantes.

Já o diretor do campus destacou que o IFSC também está em um momento de oferecer novos cursos. “Aqui no campus estamos vivendo uma nova etapa com a oferta de novos cursos também, como as engenharias”, disse o professor. No processo seletivo 2013.1 – que terminou nesta segunda-feira (12) – , o Campus Florianópolis realizou a primeira oferta dos cursos de engenharias Elétrica, Mecatrônica e Eletrônica. No segundo semestre de 2013, será oferecido também o curso de Engenharia Civil.

O estudante do curso técnico integrado de eletrotécnica, Matheus Livramento (na ponta direita da foto),que acompanhou as palestras com seus amigos, aprovou a iniciativa. “Acho legal conhecer novos caminhos e saber mais sobre áreas promissoras”, afirmou. Com 18 anos, o jovem já sabe o que pretende fazer no futuro. “Quero estudar engenharia de produção civil”, contou.

O Projeto Profissões do Futuro é uma parceria entre os veículos do Grupo RIC com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal. O encontro já foi feito em instituições de ensino de Joinville e Itajaí.

Tags: ,