Servidores dos Registros Acadêmicos se reúnem em Florianópolis

16. novembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias

Com o objetivo de continuar o processo de fortalecimento do setor de Registro Acadêmico (RA) dos campi, foi realizado nos dias 12 e 13 de novembro o segundo encontro do Fórum de Registro Acadêmico no IFSC. O evento contou com a participação de 32 servidores de 17 campi e foi coordenado pela Diretoria de Estatística e Informações Acadêmicas da instituição. As atividades ocorreram no auditório do Campus Florianópolis-Continente.

Entre os assuntos debatidos durante o encontro estiveram a atuação de bolsistas de programas como UAB, e-Tec e Pronatec que trabalham em atividades relacionadas ao setor de RA e as características de um sistema de informações que atenda às necessidades da área. Os participantes do Fórum também formaram uma comissão que irá criar um novo manual para o Isaac – atual sistema acadêmico utilizado no IFSC – e um guia de perguntas frequentes envolvendo dúvidas técnicas e conceituais sobre as atividades dos setor de RA.

Segundo o diretor de Estatística e Informações Acadêmicas do IFSC, Gustavo Henrique Moraes, o fortalecimento do setor de RA passa por diversas ações. “É necessária a melhoria da infraestrutura e dos processos relacionados ao trabalho dos Registros Acadêmicos e das Secretarias. Além disso, também é preciso qualificar e ampliar o corpo de servidores envolvidos, garantindo a qualidade destes setores que são fundamentais”, explica.

Referência entre os Institutos Federais

Um dos objetivos da Diretoria de Estatística e Informações Educacionais é tornar o IFSC uma referência nacional em relação ao papel exercido pelos Registros Acadêmicos. “Além de trabalharmos para gerar informações confiáveis e contribuirmos com informações confiáveis para a geração de políticas públicas na instituição, queremos nos tornar referência entre os demais institutos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica”, diz Moraes.

Para atingir este objetivo, a Diretoria se apoia no desenvolvimento de ações em três vertentes. Uma delas é a criação de um Marco Regulatório no IFSC que discipline a oferta educativa na instituição. “O principal desafio neste sentido ainda é a revisão do Regimento Didático-pedagógico”, destaca.

Outra vertente é a implantação de um sistema acadêmico que atenda a todas as necessidades dos servidores que atuam no setor de RA. “Acabamos de levantar todas as necessidades e, a partir de agora, vamos trabalhar para encontrar um sistema adequado à nossa realidade”, conta o diretor.

Por fim, a terceira medida para tornar o IFSC uma referência nacional nesta área é a capacitação dos servidores. “Não adianta ter o sistema acadêmico e o Marco Regulatório se eu não tiver uma equipe qualificada, atenta e que construa em conjunto a nova realidade na qual queremos estar”, afirma.

O próximo encontro do Fórum de Registro Acadêmico deverá ocorrer no início de 2013.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.