Servidora publica manual com orientações sobre atendimento ao cliente

19. novembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Matérias, Reitoria

Valorizar o atendimento e o relacionamento com o cliente são os objetivos do Manual do técnico – uma proposta de atendimento ao cliente, publicado pela pedagoga Sandra Lopes Guimarães, servidora da Reitoria, com apoio institucional do IFSC. A publicação de 40 páginas serve como um guia de boas maneiras para técnicos, principalmente para os que prestam serviços em domicílio, como conserto de eletrodomésticos, por exemplo. O lançamento oficial  do Manual do técnico será na quinta-feira, dia 22, durante a I Mostra Científico-Cultural do Campus São José.

A ideia de fazer o manual surgiu do trabalho de Sandra no setor de suporte pedagógico do Campus São José quando ela ingressou no IFSC, em 1993 (hoje é servidora da Pró-reitoria de Ensino). Na época, a pedagoga fazia acompanhamento com alunos do curso técnico em Refrigeração e Condicionamento de Ar (RAC). “Conversava bastante com estudantes e professores e observava quando ex-alunos do curso iam a minha casa instalar ou consertar algum equipamento. Apesar de dominarem a parte técnica, eles pecavam no trato com o cliente”, conta Sandra, que é mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

A pedido da coordenação do curso, a pedagoga passou a realizar seminários semestrais com alunos de RAC sobre o tema atendimento ao cliente. Algumas das histórias que Sandra vivenciou ou tomou conhecimento por meio de estudantes e professores serviram de base para o conteúdo desses encontros e do Manual do técnico. A publicação traz, com um texto leve e de leitura agradável, orientações de comportamento para os profissionais desde o momento em que o cliente faz o primeiro contato para pedir orçamento até o “pós-venda” do serviço, incluindo dicas para o aperfeiçoamento e bem-estar do profissional.

Embora as ilustrações do Manual do técnico, feitas por estudantes do curso de RAC do Campus São José, tenham a ver com a refrigeração e condicionamento de ar, as orientações são úteis para qualquer profissional que trabalhe com prestação de serviço em domicílio. A ideia de Sandra é promover seminários sobre atendimento ao cliente nos campi do IFSC em 2013 e distribuir a publicação para os estudantes. Ação semelhante foi realizada por ela em outubro no Campus Criciúma, onde a pedagoga ministrou palestra sobre o tema durante o 1º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense (SICT-Sul), e vai se repetir na quinta-feira, com a palestra “O manual de atendimento ao cliente de RAC”, às 19h, no miniauditório do Campus São José.

O Manual do técnico foi publicado sob o selo “Publicação do IFSC”, com apoio por meio de edital da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação. Para acessar o conteúdo do manual, clique aqui.