Servidores e alunos participam da abertura da Mostra Científico-Cultural

19. novembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Câmpus São José, Eventos, Matérias

Começou nesta segunda-feira (19) a Mostra Científico-Cultural (MMC) 2012 do Campus São José do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O evento segue até sexta-feira (23) e visa a dar aos estudantes condição de demonstrar sua originalidade, criatividade, raciocínio lógico, pesquisa e investigação. A cerimônia de abertura foi realizada nesta tarde e contou com a presença da reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, e do deputado federal, Pedro Uczai, que ministrou uma palestra sobre Energias Renováveis.

A MMC reúne sete eventos em um. Na cerimônia de abertura, o professor responsável pela coordenação da mostra, Marcelo Luiz Pereira, destacou a realização da Mostra de Recursos Humanos, da Feira de Ciências e da Mostra Científica. “Temos diversas atividades nesta semana e o sucesso da mostra depende da participação de todos”, disse aos alunos e servidores presentes, que são o público-alvo da Mostra.

Além desses eventos, a MMC ainda conta com a 2ª Semana de Telecomunicações, a 1ª Semana de Refrigeração e Climatização, a 1ª Semana da Licenciatura em Química, Mostra de Recursos Humanos, Feira de Ciências, Mostra Científica e Gincana de Integração. O tema da Mostra Científico-Cultural é “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”.

A reitora do IFSC ressaltou que esse tipo de evento permite colocar em prática a articulação entre ensino, pesquisa e extensão que deve sempre ser buscada pelo Instituto. “Essa integração é necessária, uma vez que queremos que nossos alunos tenham uma formação comprometida com a sociedade e os estudantes só tem a ganhar com eventos como esse”, afirmou Maria Clara.

O diretor do Campus São José, Nicanor Cardoso, declarou aberta a Mostra e convidou todos os estudantes e servidores a aproveitarem as atividades. “Será uma semana bastante produtiva”, disse.

Palestra de abertura

Após a cerimônia de abertura, o deputado federal, Pedro Uczai, ministrou uma palestra sobre Energias Renováveis. O também professor universitário afirmou que não existe futuro no planeta se não se pensar em formas de energia limpas e sustentáveis. “O Brasil pode se tornar o protagonista na área de energia renovável, pois possui as matérias-primas. O que nos falta é ciência e conhecimento”, disse ao provocar os servidores e alunos do IFSC para que busquem pesquisar novas tecnologias.

Um dos exemplos citados pelo deputado como alternativa futura é um projeto que vem sendo desenvolvido no Campus Chapecó. O trabalho propõe o desenvolvimento e testes com o parafuso de Arquimedes invertido, um tipo de turbina que atualmente só existe na Alemanha. Clique aqui para saber mais sobre o projeto.

Aos estudantes, Pedro destacou as possibilidade de atuação para quem quiser atuar na área de energia no Brasil. “O mercado demanda por profissionais”, alertou.

Ao final da palestra, a reitora do IFSC pediu o apoio do deputado para um projeto de Energia Solar que o IFSC está desenvolvendo como projeto-piloto dos Institutos Federais. “A sustentabilidade é uma preocupação do Instituto e, por isso, estamos com um projeto do IFSC Sustentável para ser iniciado a partir do ano que vem,” contou Maria Clara.

Programação

A Mostra Científico-Cultural segue com atividades para alunos e servidores até sexta-feira, das 8h às 21h, no Campus São José (Rua José Lino Kretzer, 608, Praia Comprida). A programação está disponível no site do evento.