Alunos e servidores participam de atividade sobre o Contestado em Caçador
23. novembro 2012 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Caçador, MatériasNesta terça-feira (20), alunos dos cursos técnicos em Vestuário e Plástico do Campus Caçador do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) assistiram à peça “Memórias do Contestado” no Museu do Contestado, localizado no próprio município. O espetáculo retrata fatos e lendas sobre a Guerra do Contestado, conflito armado que ocorreu na região entre 1912 e 1916. Ao final da apresentação. Os estudantes puderam debater sobre o tema.
Apresentada na linguagem cabocla pela atriz caçadorense Lucinei Paes, a peça é uma iniciativa da Fundação Municipal de Cultura e do Museu do Contestado. O espetáculo faz parte das atividades em homenagem aos 100 anos do Contestado.
Ao final da peça, os alunos participaram de um bate-papo com a atriz e o historiador Júlio Correntes, que tiraram dúvidas dos estudantes e falaram um pouco mais sobre a Guerra do Contestado. Os alunos também puderam visitar o acervo do museu e conhecer objetos comentados na peça.
A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Patrícia Cruz, elogiou a iniciativa do Campus de levar os alunos ao evento. “Muitos pensam que o teatro e o museu são coisas caras e inacessíveis, quando na verdade são para todo mundo, gratuitos e abertos a quem queira conhecer”, disse.
O secretário de desenvolvimento regional de Caçador, Gilberto Cruz, também estava presente e destacou a importância de o IFSC estar presente no espetáculo. “É uma peça encenada por uma caçadorense para divulgar a cultura caçadorense. As pessoas conhecem pouco a nossa História e isso é imprescindível para desenvolver a autoestima do nosso povo”, afirmou.