Projeto sobre a reserva extrativista do Pirajubaé incentiva o turismo ecológico
27. novembro 2012 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, MatériasCom o objetivo de incentivar a educação ambiental e valorizar a reserva extrativista do bairro Costeira do Pirajubaé, o Campus Florianópolis-Continente criou o projeto de extensão “Estruturação do Turismo de Base Local na Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé”. A ideia do projeto surgiu a partir do curso de qualificação oferecido pelo campus de condutor ambiental.
O curso forma profissionais para conduzir visitantes em atrativos turísticos naturais da Ilha de Santa Catarina, promovendo a orientação e a interpretação dos aspectos ambientais e socioculturais.
A primeira etapa do projeto foi a criação de um filme educativo e turístico (bilíngue) sobre a reserva, concluída em 2012, ano que a reserva completou 20 anos de fundação. “O filme documentário de curta-metragem conta a história da reserva, o extrativismo de berbigão, que é fonte de renda para 30 famílias de extrativistas, e rotinas dos pescadores e extrativistas locais”, explica Liz Ribas, coordenadora do projeto.
O objetivo do curta-metragem é a divulgação da reserva extrativista com intuito de informar e educar a comunidade em práticas turísticas, valorizando a cultura e identidade dos extrativistas e pescadores locais, além da divulgação da reserva fora do país.
O filme teve apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da associação de extrativistas locais “Caminho do Berbigão” e da SKIP Produções.
A próxima etapa do projeto é a reprodução e distribuição do filme em escolas e bibliotecas, além das instituições e órgãos públicos relacionados ao meio ambiente e à cultura.
Para assistir o filme clique aqui.