IFSC tem maior IGC da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

7. dezembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) teve a maior pontuação no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), divulgado ontem (06) pelo Ministério da Educação, entre as instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. A rede inclui, além dos institutos federais, os Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Cefets), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTF-PR) e o Colégio Dom Pedro II, do Rio de Janeiro. O IGC avalia o ensino superior oferecido em instituições públicas e privadas de todo o País.

O IGC divulgado ontem considera avaliações de cursos feitas em 2009, 2010 e 2011. O IFSC teve três cursos de graduação e pós-graduação (mestrado) avaliados para composição de seu índice, que ficou em 3,64. Esse valor coloca o IFSC na faixa 4 do IGC, cujo topo é a faixa 5.

A reitora Maria Clara Kaschny Schneider considera que o bom resultado do IFSC é um reconhecimento do trabalho de todos os servidores da instituição. “Nossos professores e técnicos administrativos dedicam-se para que o IFSC ofereça sempre cursos de qualidade. Temos um quadro docente muito qualificado e isso faz diferença. Além dos cursos superiores, avaliados no IGC, temos os cursos técnicos, que ainda não têm um instrumento de avaliação, mas que temos certeza que também são de qualidade.”

Desde a criação do IGC, em 2008, o IFSC ficou sempre entre as melhores instituições avaliadas. No primeiro ano (ainda como CEFET-SC) e em 2009, teve o maior índice na categoria “Centro Universitário”. Em 2010, na mesma categoria, teve o maior índice entre todas as instituições federais. Em 2011 e 2012, alcançou o maior índice entre as instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia na categoria “Universidade”.

O Índice Geral de Cursos, calculado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é um indicador de qualidade de instituições de educação superior. Ele considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). No que se refere à graduação, é utilizado o CPC (conceito preliminar de curso) e, no que se refere à pós-graduação, é utilizada a Nota Capes. O resultado final está em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).

Desde 2011, os institutos federais são equiparados às universidades para efeitos de avaliação pelo MEC. No IGC deste ano, o IFSC aparece em 22º entre as 226 instituições da categoria “Universidades”, com o mesmo índice da Universidade Federal de Alfenas, de Minas Gerais.

Confira aqui os dados referentes ao IGC 2011.

Construção de Edifícios entre os melhores

Outra boa notícia para o IFSC divulgada ontem pelo MEC foi o Conceito Preliminar de Curso (CPC) do curso superior de tecnologia em Construção de Edifícios do Campus Florianópolis. O curso teve CPC  4,0608, o segundo melhor do País entre cursos da área e o melhor entre os oferecidos por instituições públicas. Com esse conceito, o curso ficou na faixa 5 do CPC – somente o curso do IFSC e o da Universidade Feevale, do Rio Grande do Sul, alcançaram essa faixa.