Estudantes do Campus Chapecó recebem prêmio na ULBRA
14. dezembro 2012 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Chapecó, MatériasOs bolsistas Felipe Ragnini, Lucas José Frizon e Daniel Senter, estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Chapecó, foram destaque no XVIII Salão de Iniciação Científica e Tecnológica, promovido pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Canoas. A premiação ocorreu no dia 13 de dezembro, no prédio da Universidade.
“Protótipo Educativo de um Freio Eletromagnético”, trabalho orientado pelo professor Luiz Sílvio Scartazzini, foi classificado entre os dez melhores trabalhos do salão. Esse projeto foi desenvolvido com o objetivo principal de ser um material didático, de forma que pudesse ser utilizado nas aulas de eletromagnetismo dos diversos cursos do Campus, desde engenharia até os cursos técnicos.
Para Felipe, a sensação de serem classificados e ganharem o prêmio é recompensadora.” É nesse momento que você vê que todo o trabalho desenvolvido está gerando frutos e só motiva a continuar nessa área de pesquisa, se dedicando cada vez mais”, conta.
De acordo com o professor Luiz Sílvio, os três estudantes são muitos críticos, estão sempre buscando novas informações sobre o tema. “Seus trabalhos são sistemáticos, só avançam depois de testadas as diferentes variáveis intervenientes no processo”, explica o orientador.
O Salão de Iniciação Científica é um espaço aberto para a divulgação dos projetos de iniciação científica e iniciação tecnológica, desenvolvidos por estudantes de graduação, sendo todos os trabalhos avaliados por uma banca examinadora. O evento tem como objetivo valorizar e promover a participação de estudantes de graduação em atividades de pesquisa em um ambiente adequado ao intercâmbio de informações, visando auxiliar na pesquisa científica e no desenvolvimento tecnológico junto à sociedade.