Campus Urupema tem projeto de dança circular
20. dezembro 2012 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Urupema, MatériasPor meio da dança circular, o Campus Urupema fomenta aspectos fundamentais para a formação integral do ser humano, como a autoestima, a paciência, a cooperação, a integração socioafetiva e a inclusão. O projeto de extensão “Mãos unidas pela roda” atende 17 mulheres da comunidade local, que reúnem-se todas as sextas-feiras para compartilhar danças folclóricas, populares e sagradas de diferentes povos e culturas. No sábado, dia 15, o grupo apresentou-se no 8º Natal na Praça, evento organizado pela prefeitura de Urupema.
O projeto é coordenado pela técnica em assuntos educacionais Camila Koerich Espíndola e desenvolvida com o apoio de duas bolsistas do curso Proeja do campus. Em funcionamento desde agosto, o “Mãos unidas pela roda” já foi socializado com outros campi do IFSC. Em 6 de novembro, a coordenadora do projeto e as bolsistas ofereceram uma oficina de dança circular para servidores e estudantes do Campus Florianópolis no 11° Didascálico e, em 30 de novembro, o grupo apresentou-se no III Festival de Música e I Mostra de Dança do Campus São José.
“O fundamental nas oficinas de dança circular, oferecidas pelo projeto de extensão, não são as técnicas dos passos ou a perfeição dos movimentos, mas sim os sentimentos proporcionados pela dança”, explica Camila. De mãos dadas em círculo – forma geométrica que abole a divisão e a hierarquia – as participantes experimentam e vivenciam o afeto, a superação, a alegria, a calma, a percepção individual e coletiva e a confiança no outro.